SølKelp
SølKelp
Promotor: ALGAplus - Produção de Algas e Seus Derivados, Lda.
Parceiros:CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
in2sea - Inovação no mar, Lda.
IH - Instituto Hidrográfico
SES - Seaweed Energy Solutions, A.S.
Financiamento EEA Grants: 421.118,00€
Financiamento Total: 495.433,00€
Código Grace: PT-INNOVATION-0024
Programa:
O cultivo de algas marinhas para alimentação é uma vasta atividade económica na Ásia, devido às propriedades das espécies comestíveis para a Saúde e o seu agradável sabor (“umami”). Na Europa, o cultivo de macroalgas enfrenta desafios de viabilidade económica e disponibilidade de espécies, assim como suficientes locais apropriados para o crescimento exponencial, expectável no futuro.
O projeto SølKelp desenvolve e implementa estratégias de cultivo inovadoras com relevância mútua para ambos os limites geográficos (Portugal e Noruega). As atividades incluem a expansão de uma maternidade concebida para Kelps (macroalgas castanhas) em Portugal, testes de crescimento no mar Português (para investigar os desafios técnicos com a exposição total à ondulação), e transferência de técnicas de cultivo para Palmaria palmata (“Søl”) de Portugal para Noruega, onde existem melhores condições para produção desta valiosa espécie, em grande escala.
ResultadosO projeto permitiu transferir e implementar com sucesso o know-how de maternidade de kelp na ALGAplus, resultando numa nova câmara de cultivo operacional e apta a fornecer plântulas para produção em escala comercial.
Foram testados vários locais para cultivo de kelp em Portugal, desde áreas abrigadas até offshore, confirmando que os locais mais expostos oferecem maior potencial de crescimento, embora exijam soluções técnicas mais robustas.
Apesar dos desafios, os ensaios demonstraram condições promissoras para desenvolver a produção nacional de kelp. No caso da Palmaria, a produção em Portugal continua limitada pelas altas temperaturas de verão, enquanto os testes na Noruega obtiveram melhorias na qualidade da biomassa e nas técnicas de cultivo, embora ainda careçam de avanços antes da sua escalabilidade.