Encerramento de mais uma iniciativa financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants

Imagem Notícia

Terminou o projeto CertiColab com a realização do evento Portugal Crypto Day

CertiCoLab foi um projeto financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants Portugal, promovido pela NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT em parceria com o Simula UiB Research Laboratory.

A colaboração envolveu várias visitas de investigação entre as duas instituições, ao longo de 2024, e teve como objetivo explorar primitivas inéditas de computação segura certificável.

A parceria resultou numa investigação inicial sobre aplicações práticas baseadas no problema do “Learning Parity with Noise”(LPN), um tema de crescente relevância na criptografia pós-quântica. O projeto pretendeu ainda desenvolver novos avanços em protocolos de operações de conjuntos privados, bem como na construção de procedimentos de autenticação com zero conhecimento, baseados em credenciais do mundo real.

O projeto CertiCoLab foi concluído em dezembro de 2024, com a realização do Portugal Crypto Day, um evento que visou promover e destacar a diversidade da investigação em criptografia, realizada por investigadores portugueses, sediados em Portugal.

O projeto incluiu as seguintes ações:

  • Visitas de investigação: cinco visitas de investigação entre o departamento de Informática da NOVA FCT e a Simula UiB, envolvendo colaboração direta de investigação, palestras em seminários, e networking entre vários membros dos departamentos.
  • Laboratório colaborativo: investigação para construir vários objetos necessários para utilização em protocolos de MPC certificáveis.
  • Workshop de Criptografia: realizou-se o primeiro workshop do Portugal Crypto Day com o objetivo de reunir investigadores que trabalham na área da criptografia com ligações a Portugal. Este workshop serviu para discutir as suas investigações e aumentar a interligação entre a comunidade alargada de investigadores nesta área geográfica. A intenção é continuar a realizar este workshop anualmente, em diferentes regiões geográficas em Portugal.

As linhas de investigação e os eventos organizados são pontos de partida valiosos para uma maior colaboração entre a Simula UiB e as instituições portuguesas nesta área científica. Os promotores desta iniciativa consideram que os resultados contribuirão para aproximar a rede de investigação em criptografia em Portugal e para aumentar a produção científica diversificada.