Delegação portuguesa visita a Islândia

Matis.JPG

Com o objetivo de promover as relações bilaterais entre entidades portuguesas e islandesas no âmbito dos EEA Grants, uma delegação portuguesa realizou, entre os dias 3 e 4 de junho, diversas reuniões estratégicas na Islândia.

Durante os dias 3 e 4 de junho, uma delegação portuguesa, constituída por elementos da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants e dos Operadores de Programa, visitou a Islândia com o objetivo de criar sinergias e articular a melhor forma de potenciar a colaboração entre entidades portuguesas e islandesas.

No primeiro dia, a delegação portuguesa, para além de apresentar os EEA Grants e as linhas gerais dos Programas do Mecanismo Financeiro atual em Portugal, teve a oportunidade de conhecer mais detalhadamente a esfera de ação da “Promote Iceland” uma entidade que visa a promoção da competitividade das empresas Islandesas e da Rannís, um centro islandês dedicado à pesquisa.

Ainda no mesmo dia teve lugar uma reunião bilateral com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia representado pela Embaixadora Kristín Árnadóttir, com responsabilidade nas questões de Igualdade de Género naquele país.

As reuniões e visitas continuaram ao longo dos dois dias com as seguintes entidades:

  • Matís – entidade especialista em pesquisa e desenvolvimento alinhada com as industrias alimentar e biotecnológica.
  • Navis – empresa responsável pelo design do primeiro barco hibrido de pesca “long-line”.
  • Museu Marítimo de Reykjavik – museu dedicado ao cluster do oceano.
  • Museu Nacional da Islândia – museu com enfoque na preservação e gestão do património cultural do país.
  • Innovation Iceland – entidade que, através da participação ativa e apoio a empresários e a negócios, tem como missão a inovação e promoção de novas ideias na economia Islandesa.

A delegação portuguesa foi composta pela Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants e pelos representantes dos seguintes Operadores de Programa:

  • Crescimento Azul – Direção-Geral de Política do Mar
  • Ambiente – Secretaria-Geral do Ambiente e da Transição Energética
  • Cultura - Direção-Geral do Património Cultural e o parceiro de programa Direção-Geral das Artes
  • Conciliação e Igualdade de Género – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género