Reunião Anual EEA Grants 2014-2021

Reunião Anual EEA Grants 2014-2021

O Palácio da Bolsa, no Porto, foi, no dia 8 de outubro, o palco para a segunda reunião do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021.

O Palácio da Bolsa, no Porto, foi, no dia 8 de outubro, o palco para a segunda reunião do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021.

Esta reunião anual, de carácter internacional, tem como objetivo dar a conhecer aos representantes da Noruega, Islândia e Liechtenstein, países doadores dos EEA Grants, o ponto de situação da implementação em Portugal do Mecanismo Financeiro 2014-2021.

A Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, enquanto Ponto Focal Nacional, é a entidade responsável pela organização e dinamização desta iniciativa, que, no âmbito do Mecanismo Financeiro atual, leva já duas edições.
Nesta reunião, que decorreu no dia 8 de outubro, foram abordadas questões relacionadas com os Programas, com o Fundo de Relações Bilaterais e com o Programa Cidadãos Ativ@s.

Para além da Unidade Nacional de Gestão e dos representantes dos países doadores e do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português contribuíram também para uma melhor discussão dos temas em agenda as seguintes entidades enquanto entidades Operadoras dos Programas:
- Crescimento Azul – Direção-Geral de Política do Mar
- Ambiente – Secretaria-Geral do Ambiente e da Transição Energética
- Cultura - Direção-Geral do Património Cultural e o parceiro de programa Direção-Geral das Artes
- Conciliação e Igualdade de Género – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
- Cidadãos Ativ@s - Fundação Calouste Gulbenkian

Participaram ainda representantes da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e da Inspeção Geral das Finanças, enquanto entidades de certificação e de auditoria respetivamente do Mecanismo Financeiro agora a decorrer.