Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos
Free Choices
Promotor: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta
Parceiros:Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
ATEC – Associação de Formação para a Indústria
Associação Nós – Instituição Particular de Solidariedade Social
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Escola Secundária da Amora
Escola Secundária do Bocage
Escola Básica Hermenegildo Capelo
Escola Profissional de Setúbal
Instituto Politécnico do Porto
Agrupamento de Escolas da Maia
Agrupamento de Escolas Nº1 de Marco de Canaveses
Agrupamento de Escolas Vallis Longus
Agrupamento de Escolas Gaia Nascente
Universidade de Jyväskylä
Icelandic Women's Rights Association
Financiamento EEA Grants: 193 312,00
Financiamento Total: 214 791,11
Programa:O que é este projeto?
O projeto Free Choices - Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos tem como principal objetivo criar e implementar um programa de prevenção de estereótipos de género e promoção de igualdade de género, focado nas escolhas vocacionais e profissionais, com jovens a partir do 3º ciclo em escolas dos distritos do Porto e Setúbal . Adicionalmente, o projeto contribuirá para a sensibilização de outros/as jovens, e para o conhecimento científico e capacitação de profissionais nesta área.
É um projeto do Open Call #2: Projetos que combatam a segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais e a discriminação no mercado de trabalho
Working together for an inclusive Europe
Conteúdo Relacionado ResultadosO projeto teve como objetivo a prevenção dos estereótipos de género nas escolhas vocacionais e profissionais de jovens. Foram realizados:
- Foi implementado um programa de prevenção primária de estereótipos de género em escolas dos distritos do Porto e Setúbal, com 360 sessões e 596 alunos/as participantes.
- Realizou-se a campanha online “Estereótipos não fazem o meu género” com conteúdos disseminados via Instagram, TikTok e website.
- Foi elaborado e disseminado um Manual de Boas Práticas para profissionais de Educação Prevenção de estereótipos de género nas escolhas vocacionais e profissionais das/os jovens
- Criou-se uma infografia com os resultados de um estudo aplicado a 917 jovens e 4 focus groups, o Estudo sobre Perceções e opiniões de jovens sobre atributos pessoais e escolhas vocacionais e profissionais de homens e mulheres
- Foi produzido um Relatório de Avaliação Externa, que confirmou o impacto positivo da intervenção na perceção de estereótipos entre jovens.
- Desenvolveu-se um Podcast, uma Galeria de fotografias e uma Reportagem para o Programa "Terra Europa" - RTP3
- A intervenção incluiu também a formação de responsáveis na área da educação e a partilha de conhecimento com parceiros nacionais e internacionais.