Seminário Intermédio do projeto MERIT - MothER Income InequaliTy

O projeto de investigação MERIT - MothER Income InequaliTy, promovido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em parceria com o Centre for Research on Pandemics & Society (PANSOC), realiza no próximo dia 20 de setembro, entre as 10h e as 12h30, em formato online, o Seminário Intermédio do projeto.

O objetivo do projeto é analisar o impacto da maternidade nos rendimentos, no percurso profissional e no equilíbrio entre a vida profissional e familiar. Para tal, estão a ser conduzidas análises de dados quantitativos, a partir dos questionários europeus EU-SILC e SHARE e da coorte Geração XXI; uma análise de dados qualitativos, a partir de entrevistas realizadas a mães e pais portugueses que vivem em Portugal e noutros países europeus; e uma análise de políticas de apoio à parentalidade. Com base nos resultados decorrentes destas análises, será produzido um livro branco com recomendações para minimizar as assimetrias de género em Portugal.

O Seminário do projeto MERIT pretende apresentar os resultados preliminares do projeto para discussão com especialistas em disparidades de género, económicas e sociais, nomeadamente decisores políticos, investigadores e outros membros de organizações académicas e civis.

O programa do Seminário inclui a apresentação e discussão dos resultados preliminares do projeto, nomeadamente:

  • O impacto da parentalidade na conciliação da vida profissional-familiar e nos rendimentos, nas mães e pais, a curto e longo prazo;
  • A perceção de mães e pais sobre o impacto da parentalidade nos rendimentos, percurso profissional e bem-estar;
  • Políticas de apoio à parentalidade em Portugal e noutros países europeus.