Apresentação do projeto MaRvel: Masculinidades (Re)veladas

Marvel C

O MaRvel: Masculinidades (Re)veladas é um projeto promovido pela Associação Plano i, que se através do Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

O apresentação do projeto acontece no dia 26 de maio, às 21h, nas redes sociais da Associação Plano i - Facebook e Youtube, e conta com as intervenções de:

  • Rosa Monteiro - Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade
  • Sofia Neves - Associação Plano i, ISMAI, CIEG (ISCPC-ULisboa))
  • Ana Luísa Abreu - Associação Plano i
  • Susana Ramos - Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do  Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants
  • Sandra Ribeiro - Presidente da CIG

Considerando o impacto dos modelos de masculinidades hegemónicas no desenvolvimento de rapazes e na construção das relações sociais, o projeto MaRvel: Masculinidades (Re)veladas tem como objetivo geral o desafio aos estereótipos de género associados às masculinidades hegemónicas.

 O projeto , com a duração de 36 meses, visa a construção e implementação de um programa de intervenção estruturado, junto de rapazes, entre os 13 aos 18 anos, acolhidos no Centro Educativo de Santo António (Porto), o Centro Educativo de SantaClara (Vila do Conde) e o Instituto Profissional do Terço (Porto).

Será, em consequência, realizado um documentário sobre a temática, contando com a colaboração da cooperativa de criação multimédia Bagabaga Studios, que não só servirá de base para a construção do programa de intervenção, como será utilizado como ferramenta pedagógica a usar na dinamização de debates sobre o tema nas 32 escolas parceiras.

Com vista à sustentabilidade do projeto e numa ótica de capacitação de agentes multiplicadores, a equipa do projeto dinamizará ações de formação dirigidas a docentes e ONG’s, com vista à replicação futura do programa, a par da realização de sessões de consultadoria a estes/as profissionais. O projeto implementará, ainda, ações de sensibilização dirigidas a públicos estratégicos.