Formação capacita profissionais na área de apoio a vítimas de exploração sexual

Formacao Conteudo

No período de 8 a 14 de novembro, foram realizadas com sucesso cinco ações de formação no âmbito do Projeto "Melhorar os Sistemas de Prevenção, Assistência, Proteção e (Re)Integração para Vítimas de Exploração Sexual". Este projeto, promovido pela Secretaria-Geral da Administração Interna em colaboração com o Observatório do Tráfico de Seres Humanos, tem como objetivo aprimorar as estratégias de prevenção, identificação e implementação de programas personalizados de assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual.

A abrangência territorial das formações alcançou profissionais das regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, totalizando a participação de 110 especialistas na área.

Os resultados do questionário de avaliação aplicado após as formações revelaram uma resposta bastante positiva por parte das pessoas que participaram. A organização do evento, a qualidade das intervenções da equipa de formação e os conteúdos abordados foram classificados como "Bom" ou "Muito Bom" em vários aspetos, sendo que 97,5% dos formandos avaliaram a formação como "Boa" ou "Muito Boa".

O financiamento total de 295.147€, proveniente dos EEA Grants, está a contribuir para a concretização destas iniciativas.

Este conjunto de ações consolida o compromisso do Projeto em melhorar continuamente os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração, assegurando uma resposta mais eficaz às necessidades das vítimas de exploração sexual.