Impacto do trabalho não pago de cuidado e doméstico no Produto Interno Bruto (PIB) português

Tnp Conteudo

Geralmente, o crescimento e o desenvolvimento económico de um país é medido, essencialmente, através Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, o PIB exclui todo o trabalho não pago (de tarefas domésticas e de cuidado). Uma das críticas a este Sistema de Contas Nacionais prende-se com o facto de estes serviços domésticos e de cuidado, prestados no âmbito dos agregados familiares, não serem contabilizados nem para os resultados, nem para o valor acrescentado nem para o cálculo do PIB, algo sublinhado por organizações internacionais como as Nações Unidas ou a OCDE.

Um dos objetivos principais do projeto ‘O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens – trabalho de cuidado e tarefas domésticas’  tem sido o de identificar o contributo do trabalho não pago de mulheres e de homens para o PIB, em Portugal.

De acordo com os cálculos empreendidos no âmbito deste estudo foi possível estimar que:

  • o trabalho não pago de cuidado e doméstico poderá representar entre 40 mil milhões e 78 mil milhões de euros para a economia portuguesa,
  • as mulheres asseguram mais de dois terços desse valor monetário total.

Assim, a valorização monetária do trabalho não pago de cuidado e doméstico levaria a um incremento significativo do PIB nacional, entre um mínimo de 18,6% e um máximo de 36% do seu valor.

Este projeto estima também que as necessidades de cuidado da população idosa representam atualmente cerca de 35% de todo o trabalho de cuidado necessário em Portugal, valor que poderá subir para 41% já em 2030 e para 51,4% em 2050. Tal implicará a subida do número de unidades de cuidado de pessoas mais velhas de 5.3 milhões para 8.3 milhões em 2050.

Estes são alguns dos resultados já obtidos pelo projeto ‘O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens – trabalho de cuidado e tarefas domésticas’, que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigação do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e, a nível internacional, com o Institutt for samfunnsforskning (Noruega). É apoiado financeiramente pelo Programa ‘Conciliação e Igualdade de Género’, no âmbito do EEA Grants 2014-2021.

Mais informações:
• Factsheet
• Página do projeto