Lançamento do Projeto “Igualdade de Género nas Instituições do Ensino Superior”

foto evento1.jpg

Apresentação pública no ISCSP

O Projeto GE-HEI - Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior arrancou a 18 de julho, no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género EEA Grants 2014-2021, no qual a CIG é Operador de Programa.

A Direcção Geral do Ensino Superior é a promotora do Projeto, em parceria com o CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/ISCSP- Ulisboa, o RIKK – Institute for Gender, Equality and Difference at the University of Iceland e com a A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Intitulado GE-HEI (a sigla em inglês para Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior), o projeto tem como objetivo compreender por que razão, apesar de haver cada vez mais alunas, professoras e investigadoras, há uma fraca representação feminina na liderança dos centros de investigação e no ensino superior. Trata-se de um projeto trianual que vai analisar as dimensões da desigualdade de género nas instituições do ensino superior em Portugal.

Na sessão de apresentação do projeto, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, destacou necessidades concretas neste âmbito:

  • Conhecer os mecanismos de reprodução das desigualdades;
  • Avaliar as políticas públicas – o seu impacto objetivo e as suas possibilidades de aprofundamento e melhoramento;
  • Examinar as materializações reais, no dia a dia de mulheres e homens, dos princípios e objetivos decorrentes da Convenção de Istambul e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A sessão de apresentação decorreu a 18 de julho, no ISCSP, no Campus Universitário do Alto da Ajuda.