"NO!" à violência doméstica em marcha

NO!_Projeto

Junta de Freguesia de Benfica avança com projeto de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica.

Projeto No! visa contribuir para o melhoramento do sistema de proteção e prevenção da violência contra as mulheres e a violência doméstica

Para tentar travar a evolução da violência doméstica na freguesia de Benfica, a Junta de Freguesia de Benfica apresentou o Projeto NO!, no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants.

Para este projeto, a Junta de de Freguesia estabeleceu parceria com cinco entidades, quatro nacionais e uma internacional. Os parceiros nacionais são a PSP - 3ª Divisão Policial de Lisboa - Esquadra de Benfica, o Agrupamento de Escolas de Benfica, o Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos e a Associação Dignidade. A Associação Likestillingssenteret (Noruega) é o parceiro internacional.

Nos próximos dois anos, a entidade parceira da Noruega vai dar formação aos técnicos do Projeto NO! para que possam atuar no terreno, bem como a partilha de boas práticas.

Há grupos prioritários nesta formação para a prevenção da violência doméstica: professores e educadores de infância, auxiliares de ação educativa, agentes da PSP e crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade social.

A autarca Carla Rothes frisa que na área da Junta de Freguesia há 11 mil alunos, desde a creche à Escola Superior de Comunicação Social. De forma adequada à idade, todos têm de ser sensibilizados para os riscos e para a necessidade de os denunciar, se necessário. Nomeadamente, em relação à violência no namoro.

Ana Galamba, coordenadora do projeto, por seu turno, espera que os futuros jornalistas também sejam sensíveis a esta temática e que tomem consciência do papel que podem ter para evitar esta situação, através dos seus trabalhos.

Além da formação, também será desenvolvido trabalho específico com as vítimas que são mulheres, em larga maioria. Mas há cada vez mais homens nessa situação. Por isso, o Projeto NO! envolve o “empoderamento de mulheres e homens, numa perspetiva de igualdade de género”, refere a sua coordenadora.

Fonte: Rádio Renascença

 

Este projeto é financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género e operado pela CIG.