OesteCIM promove Focus Group para partilha de boas práticas de conciliação e igualdade de género na região

Oeste Focus 2 Conteudo

No dia 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Oeste +Igual, da OesteCIM, promoveu duas sessões de Focus Group com o objetivo de compilar as boas práticas de conciliação e igualdade de género a nível da Região Oeste num manual digital.

Este Projeto, do Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) que integra os Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

A sessão contou com a abertura do Secretário Executivo da OesteCIM, Dr. Paulo Simões, que fez referência à Cimeira Social do Porto, realçando que a importância crescente da igualdade entre homens e mulheres, a igualdade de oportunidades e o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada impõe a responsabilidade partilhada das autoridades nacionais, regionais e locais, dos parceiros sociais e da sociedade civil.
Paulo Simões expôs ainda a importância de uma transição justa para que as mulheres e os homens tenham as mesmas oportunidades , e a necessidade das políticas públicas, das empresas e da sociedade assegurarem a igualdade de participação e de oportunidades no mercado de trabalho e estabelecerem regras sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
De seguida, Susana Almeida Lopes, Coordenadora do Fórum Igualdade da SHL Portugal, apresentou os resultados do Diagnóstico da Conciliação na Região Oeste em 2021 que revelou que:

  • a maioria das empresas do Oeste não tem políticas de igualdade definidas 
  • nas Autarquias há espaço para melhorar medidas e práticas que promovam a igualdade e a Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal;
  • os cidadãos do Oeste consideram que existe uma maior facilidade de progressão na carreira para os homens;  
  • nas escolas, há falta de informação sobre os meios e recursos que os professores poderão utilizar para promover igualdade e não discriminação no contexto escolar;

Após esta apresentação os participantes foram divididos em salas de Focus Group:

  • uma com empresários e gestores, que manifestaram a necessidade de existirem abordagens mais concretas e uma implementação prática, e, inclusive, a possibilidade de colaborarem na elaboração do plano de intervenção.
  • outra com Conselheiros para a Igualdade e Cidadãos, que concluíram que:
    • existe a necessidade de um maior conhecimento da realidade sobre a qual os Municípios intervêm;
    •  existem poucos meios técnicos e humanos nos Municípios, o que acaba por ter um impacto significativo no trabalho que é possível fazer.
    • Há necessidade de articular o trabalho dos Municípios através da OesteCIM para permitir aos Municípios mais pequenos terem um maior apoio.
    • É necessário um maior comprometimento através da intervenção e partilha com os serviços, Presidentes de Câmara, Vereadores, Chefias e Autarquias e uma autonomização da temática da igualdade no sentido de esta não se confinar à área da ação social e envolver outros stakeholders relevantes no processo

Imagem de videochamada de focus group

 

Imagem de videochamada de focus group, com análise SWOT