Participo! Balanço de um ano de projeto

Participo Balanco C

Em outubro de 2020, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, iniciou um projeto financiado pelo Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, operado pela CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

O Projeto Participo! PARTIcipação CÍvica e POlítica das Mulheres, tem como principais objetivos:

  • Promover o aumento das taxas de participação política e cívica de mulheres e raparigas nas no território da União de Freguesias;
  • Incentivar a um maior envolvimento das mulheres que já participam na vida política e cívica local e desejam aumentar os seus níveis de responsabilidade;
  • Sensibilização para a igualdade de género e de oportunidades;
  • Criação de ferramentas facilitadoras da participação política e cívica a nível local.

A primeira atividade desenvolvida em dezembro de 2020 foi a criação do Grupo de Trabalho que tem como objetivo realizar 18 reuniões mensais com 15 diferentes atores locais, para reflexão sobre a identificação dos fatores que influenciam a participação cívica/política feminina no território.

Até ao momento foram realizadas 7 sessões de grupo; como resultado dessas sessões foram identificados diversos obstáculos que condicionam esta participação.

De igual modo, e direcionado a um público que já é civicamente ativo em fevereiro de 2021 iniciou o Curso B-learning “Participação Cívica e Política das Mulheres”. No decorrer desses meses foram lecionados 13 módulos num total de 50 horas de formação, com a participação de 32 participantes. Este curso promoveu a aquisição de conhecimentos avançados e o treino de competências transversais tais como o autoconhecimento, a autoconfiança, a comunicação em público e a capacidade de dar sentido ao compromisso político e cívico.

Com vista a alcançar um público mais jovem, o Projeto desenvolveu a primeira edição da Academia Participo! Durante uma semana, 10 jovens entre os 15 e os 22 anos foram convidados a refletir, debater e desconstruir através da educação não formal sobre os três pilares que sustentam esta formação: Direitos Humanos, Equidade de Género e Participação, potenciando a atuação, seja individualmente, nas suas ações ou globalmente, exercendo o seu papel na sua comunidade.

Em simultâneo e com o objetivo de levar a palco as opiniões das mulheres da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, em outubro de 2021 foi dinamizado o primeiro ensaio aberto do Grupo de Mulheres. Com esta atividade através da criação de uma peça, utilizando o método do Teatro do Oprimido, a equipa do projeto ouviu vozes e opinião das mulheres participantes. À data de hoje, encontra-se na fase de ensaios, mas em breve serão feitas 8 apresentações da peça teatral construída.

Por forma a unir todas as participantes das diferentes atividades desenvolvidas em setembro de 2021 foi realizado o primeiro encontro da Rede Local de Mulheres, cujo propósito é a criação de um espaço de confiança, colaboração e partilha que pretende potenciar futuramente a participação das mulheres deste território.

Ao longo destes 12 meses foram também desenvolvidas atividades de comunicação, entre as quais 3 webinars com o objetivo foi abordar a temática da participação e da igualdade de género em várias vertentes na primeira pessoa. Estas atividades podem ser vistas ou nas redes socias do projeto.

Até 2022 o Projeto Participo! vai continuar a dinamizar várias ações para estimular a participação política e cívica das mulheres e raparigas do território.

Realça-se o trabalho desenvolvido pelos  parceiros do projeto, Universidade Católica Porto, ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Associação de Moradores Bairro de Aldoar, Associação de Moradores da Pasteleira Nova, Movimento Transformers, HiveMind Institute - Inovação Sistémica, Rede Inducar , TEDxPorto, FAJDP - Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e European Centre for Women and Technology, que contribuíram para alcançar estes resultados.