Projeto Oeste + Igual realiza formação online para estudantes

Oeste Estudantes Conteudo

No dia 5 de junho de 2023, o Projeto Oeste + Igual realizou uma formação online para estudantes. Com a participação de 15 jovens de várias escolas do Oeste, este evento procurou mudar a forma como são encaradas as escolhas vocacionais e a igualdade de género.

Os temas abordados nesta formação partiram de escolhas vocacionais livres de condicionamento por género, até ao cenário atual do mercado de trabalho. Os participantes foram incentivados a questionar os estereótipos e enviesamentos que ainda persistem na sociedade.

O evento iniciou com uma abordagem sobre o significado da igualdade de género. Ficou claro para todas as pessoas participantes que se trata de alcançar a paridade, e não de criar uma hierarquia entre homens e mulheres.

Durante a formação, sublinhou-se o facto de certas profissões serem estereotipadas e associadas a um género específico, o que limita as oportunidades e reforça desigualdades. A necessidade de combater esses enviesamentos foi destacada, já que se traduzem em padrões de pensamento automáticos e preconceitos que afetam a vida quotidiana.

Os estereótipos revelaram-se como um dos principais obstáculos a ser derrubados. Estes preconceitos manifestam-se através de atitudes negativas e injustificadas em relação a certos grupos, criando respostas automáticas que não se baseiam na razão.

A formação culminou com uma reflexão sobre como promover a mudança. Foram abordados comportamentos e atitudes que podem ser modificados para promover uma maior igualdade para todos e todas. O desafio lançado às pessoas participantes foi o de serem agentes ativas na transformação da sociedade, eliminando barreiras e construindo um futuro mais justo e equitativo.