Projeto Oeste+Igual promove Formação para as Autarquias

Autarquias Conteudo

Decorreu, no passado dia 24 de março, a Formação Técnica para as Autarquias, uma iniciativa do Projeto OESTE + IGUAL , em colaboração com a SHL Portugal, entidade responsável pela ministração da mesma.

Esta sessão, que decorreu online via Teams, contou com 48 participantes entre Vereadores com o Pelouro da Ação Social,  Técnicos Municipais afetos ao Projeto, Membros da Equipa para a Igualdade na Vida Local e Conselheiros/as Locais para a Igualdade.

 

A iniciativa dividiu-se em quatro momentos:

  • O que é a Igualdade de Género?

- Legislação

- Impacto nas Organizações

 

  • Enviesamento

- Focus Group – Vamos refletir sobre o tema?

- Uso da Linguagem Inclusiva

 

  • Igualdade de Oportunidades

- Direitos da Trabalhadora Mãe

- Licença Parental

- Direitos de Assistência à Família

 

  • Promoção da Mudança

- Objetivos SMART – Vamos praticar?

 

A atividade insere-se no Plano de Ação do Projeto e tem como objetivo aumentar a adesão (mobilização) para a Conciliação e Igualdade de Género, de forma a desenhar, implementar e monitorizar as políticas públicas mais eficazes ao nível local na promoção da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, e da igualdade de género.

 

A sessão contou com a intervenção ativa dos participantes que, através do quadro interativo jamboard, partilharam as suas ideias sobre como ultrapassar dificuldades, quem envolver e que ações e recursos implementar. Para além disso, também foi solicitado que definissem em grupo objetivos SMART na área da Igualdade de Género nas Organizações, desafio aceite com sucesso.