Projeto Participo! realiza Fórum Final sobre a baixa participação cívica e política das mulheres

Projeto Participo! realiza Fórum Final sobre a baixa participação cívica e política das mulheres

No passado dia 20 de junho de 2022, às 18h30, o Projeto Participo!, financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants Portugal, através do Programa Conciliação e Igualdade de Género operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e promovido pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, desenvolveu o Fórum Final do seu projeto.

A realização de fórum teve como objetivo principal o de apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito da atividade do grupo de trabalho e o de promover a reflexão e discussão em torno de um problema social complexo que é a baixa participação cívica e política das mulheres.

Foram convidadas a participar neste evento várias entidades e atores locais, tais como a Associação de Ludotecas do Porto; a Associação de Moradores do Bairro de Aldoar; a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Torres Vermelhas; o Centro de Estudos Sociais – Universidade Coimbra / Promundo Portugal; o Centro de Vida Independente – Porto; CLIP- Oporto Internacional School; Deputadas da Assembleia de Freguesias: Bloco de Esquerda, PSD e “Porto, o nosso Partido”; CIIE- Centro de Investigação e Intervenções Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Universidade do Porto; Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Federação Nacional das Associações Juvenis – Delegação do Porto; Movimento Transformers; Movimento Cresce e Aparece; Rede Inducar; União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Todos os parceiros, desde a primeira sessão do grupo de trabalho - em dezembro de 2020 - e ao longo de 16 meses e 18 sessões, dispuseram-se a debater acerca de quais os obstáculos que impedem a participação feminina. Esta informação encontra-se no documento “Mapeamento de obstáculos à Participação Cívica e Política das Mulheres”. Num segundo momento, e baseado nesse mapeamento, o grupo discutiu procurou encontrar soluções para as barreiras identificadas, num momento de reflexão e partilha que resultou na Proposta de Soluções à Participação Cívica e Política das Mulheres, criado com o contributos de todos e de todas.

Esta sessão contou ainda com a apresentação do parceiro internacional do Projeto Participo!, o European Center for Women and Technology, que se fez representar pela Nancy Brito. Ao longo da sua intervenção, Nancy Brito demonstrou o avanço do país Norueguês na equidade de género.

 

Assista à sessão