Seminário do projeto Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género

C Ine Julho

No âmbito do projeto EEA Grants Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género, o Instituto Nacional de Estatística promove no dia 7 de julho um seminário, que será realizado em modo virtual. O seminário contém dois eventos.

O evento da manhã incide sobre a Apresentação do projeto e dos resultados já alcançados nas três ações que o integram, designadamente:

  1. Revisão da Base de Dados de Género.
  2. Realização do Inquérito à Fecundidade.
  3. Desenvolvimento de um relatório sobre a metodologia a adotar, modos de entrevista e soluções tecnológicas mais adequados num futuro Inquérito ao Uso do Tempo (em parceria com o Instituto de Estatística da Noruega).

No evento estarão representados os países doadores, bem como entidades nacionais ligadas às EEA Grants, e conta com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade na sessão de encerramento.

No evento da tarde , Fecundidade, Demografia e Políticas Públicas, procede-se à apresentação e discussão dos resultados do Inquérito à Fecundidade de 2019, à apresentação dos artigos de uma Publicação específica e conta com um painel de discussão sobre a importância dos resultados para a sociedade e acompanhamento e desenho de políticas públicas.

O encerramento está a cargo da Ministra de Estado e da Presidência.

O Projeto Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género, financiado pelos EEA Grants através do Programa Conciliação e igualdade de género, gerido pela CIG,  tem como objetivo principal proceder à revisão da Base de Dados de Género (BDG) atualmente desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estatística. Pretende-se que todos os utilizadores e a sociedade em geral disponham de um sistema de informação abrangendo várias dimensões da (des)igualdade entre mulheres e homens.