Workshop - Melhorar respostas e resultados no combate e prevenção da VD

C Vivido Workshop

O projeto EEA Grants ViViDo, do Programa Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG, organizou, o Workshop Melhorar respostas e resultados no combate e prevenção da Violência Doméstica, especialmente dirigido às entidades da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).

O evento contou com a participação das oradoras Sandra Ribeiro, Presidente da CIG; Elza Pais, Doutoranda no CICS.NOVA; Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu; Ana Lúcia Teixeira Investigadora no CICS.NOVA e Coordenadora Operacional no Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG) e a moderação de Margarida Queirós, coordenadora do Projeto ViViDo.

Estiveram a apoiar, do ponto de vista logístico e técnico, membros da equipa do ViViDo: Tiago Mindrico, Luís Balula, Ana Ribeiro, Jennifer McGarrigle e Paulo Morgado.

Sandra Ribeiro, presidente da CIG, abriu a sessão sublinhando a importância do projeto ViViDo no cumprimento dos objetivos de apoio às vítimas de violência doméstica através da RNAVVD.

Elza Pais destacou o papel fundamental das ONG para a implementação de políticas públicas na área da VDVG, revelou dados recentes e analisou as razões da persistência deste fenómeno, apesar de todas as políticas adotadas . Referiu ainda propostas em estudo nesta legislatura que podem contribuir para introduzir melhorias no sistema de prevenção e apoio à vítima de VDVG .

Neste evento, estiveram 145 pessoas inscritas, mais de 80 entidades, que partilharam e discutiram, em grupos os seguintes desafios relativos ao combate e prevenção da VDVG:

  • Qual o papel e modelo desejáveis no futuro das entidades da RNAVVD para a prestação de um melhor apoio às vítimas?
  • Que estratégias para capacitar as vítimas de VDVG por forma a reduzir a reincidência institucional?
  • Como adequar/melhorar a capacidade de resposta das estruturas da RNAVVD aos desafios da pandemia ou circunstâncias similares?
  • Que estratégias para melhor adequar as respostas das estruturas de apoio à especificidade da violência doméstica na comunidade LGBTI

Na sequência da discussão, Ana Lúcia Teixeira, sintetizou os desafios que se colocam à RNAVVD.

No final do Workshop a Coordenadora Nacional da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Susana Ramos, fechou o evento.