bridGEs: Empresas do Alto-Minho pela Igualdade de Género

bridGEs

Promotor: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Parceiros:

CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho

KUN - Centre for Equality and Diversity

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

BorgWarner Emissions Systems Portugal, Unipessoal, LDA

Câmara Municipal de Monção

IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Open Space – Formação e Soluções Empresariais

GAF – Gabinete de Atendimento à Família

Financiamento EEA Grants: 240.832

Financiamento Total: 240.832

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto bridGEs: Empresas do Alto-Minho pela Igualdade de Género visa criar/adaptar e testar instrumentos para medir e estudar desigualdades de género nas organizações de trabalho, envolvendo a participação direta e ativa das organizações. Uma vez que as ações do projeto são essencialmente dirigidas ao setor empresarial, é de extrema importância a participação das empresas neste processo, contribuindo, desde o início, para a co-construção dos produtos que lhes são dirigidos, analisando a sua viabilidade e exequibilidade nos seus contextos e antecipando obstáculos e formas de os ultrapassar.

É um projeto do Open Call #1: Sistemas de avaliação das componentes das funções e instrumentos de análise das desigualdades entre mulheres e homens.

Working together for a competitive and inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado
Resultados

• Criação de website e de páginas no Facebook e Instagram, com publicações semanais.
• Realização de três eventos de comunicação: Conferência de Abertura, bridGEs MeetUp e Conferência Final, abrangendo, no total, 116 pessoas e cerca de três dezenas de organizações.
• Realização de duas ações de formação em igualdade de género (58h cada uma): 27 profissionais de 8 empresas do Alto Minho com certificação. A grande maioria (85%) das pessoas que participaram nas formações relata um impacto transformador das ações, quer nas suas vidas profissionais e nas organizações em que se integram, quer nas suas vidas pessoais.
Três instrumentos de análise de desigualdades desenvolvidos com e para as organizações: Matriz de Autoanálise de Comunicação Inclusiva; Escala de Atitudes Face à Promoção de Igualdade e Não Discriminação nos Contextos de Trabalho; Questionário de Práticas de Igualdade na Intervenção Social e Comunitária.
• Consultoria e intervenção à medida no contexto organizacional, junto de 5 organizações do Alto Minho: aplicação de instrumentos, realização de diagnósticos, acompanhamento / apoio à implementação de medidas de igualdade.
• Cooperação bilateral com a Noruega: visitas, com o parceiro KUN Centre for Equality and Diversity, a diversas empresas e entidades públicas do sul da Noruega com boas práticas em IG; Dinamização, pela Diretora do KUN, de workshop sobre assédio sexual em instituições de ensino superior, realizado no Porto; Intervenção do KUN na conferência de encerramento do projeto, realizada em Viana do Castelo.
• Disseminação de conhecimento, resultados e produtos gerados no âmbito do projeto bridGEs: 4 artigos científicos redigidos; 6 participações em eventos científicos nacionais e internacionais, com apresentação de 5 posters e 3 comunicações orais.