Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações

Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações

Promotor: FESETE - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal

Parceiros:

INDUSTRIALL EUROPEAN TRADE UNION

FELLESFORBUNDET

ANIVEC/APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção

APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes

Financiamento EEA Grants: 200.858

Financiamento Total: 223.175

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações nos CCT das Indústrias do Vestuário e Curtumes com vista à melhoria da Qualidade do Emprego e promoção da Igualdade tem como objectivo geral, reforçar o conhecimento e a capacidade das organizações dos trabalhadores e empregadores através da construção de um sistema de avaliação de funções e remunerações das categorias profissionais da produção dos sectores do Vestuário e Curtumes, ancorado na metodologia de avaliação do valor do trabalho sem enviesamento de género, com o objectivo de promover o Diálogo Social e a Contratação Colectiva sectorial e de empresa, expurgadas da discriminação salarial de género e concomitantemente, promovendo a qualidade do emprego e a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

É um projeto do Open Call #1: Sistemas de avaliação das componentes das funções e instrumentos de análise das desigualdades entre mulheres e homens.

 

O que vai conseguir?

  • Construir indicadores de avaliação de funções para as categorias profissionais da produção dos sectores do vestuário e curtumes, utilizando a metodologia de avaliação do valor do trabalho sem enviesamento de género.

  • Contribuir para o conhecimento e informação dos dirigentes, delegados sindicais e membros das mesas de negociação colectiva, associações sindicais e patronais, em matéria de discriminação salarial de género e igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

  • Divulgar os resultados do projecto com vista à promoção através da contratação colectiva sectorial e de empresa das mesmas oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

  • Contribuir, com o apoio das tecnologias de informação e comunicação, para a disseminação do projecto e a partilha de boas práticas em matéria de igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe

Ligações