Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos
Free Choices
Promotor: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta
Parceiros:Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
ATEC – Associação de Formação para a Indústria
Associação Nós – Instituição Particular de Solidariedade Social
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Escola Secundária da Amora
Escola Secundária do Bocage
Escola Básica Hermenegildo Capelo
Escola Profissional de Setúbal
Instituto Politécnico do Porto
Agrupamento de Escolas da Maia
Agrupamento de Escolas Nº1 de Marco de Canaveses
Agrupamento de Escolas Vallis Longus
Agrupamento de Escolas Gaia Nascente
Universidade de Jyväskylä
Icelandic Women's Rights Association
Financiamento EEA Grants: 193 312,00
Financiamento Total: 214 791,11
Programa:O que é este projeto?
O projeto Free Choices - Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos tem como principal objetivo criar e implementar um programa de prevenção de estereótipos de género e promoção de igualdade de género, focado nas escolhas vocacionais e profissionais, com jovens a partir do 3º ciclo em escolas dos distritos do Porto e Setúbal . Adicionalmente, o projeto contribuirá para a sensibilização de outros/as jovens, e para o conhecimento científico e capacitação de profissionais nesta área.
É um projeto do Open Call #2: Projetos que combatam a segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais e a discriminação no mercado de trabalho
O que vai conseguir?
• Implementar um programa de prevenção de estereótipos de género e promoção de igualdade de género, focado nas escolhas vocacionais e profissionais, em contexto escolar com jovens do 7.º ano ao 9.º ano
• Capacitar profissionais com funções em contexto escolar para a promoção de escolhas vocacionais livres de estereótipos de género
• Apresentar os/as jovens ao mundo do trabalho através de visitas guiadas e workshops
• Realizar um Role Model Programme para promover a reflexão entre jovens e inspirar nos seus percursos vocacionais livres
• Compreender a perceção de jovens acerca da genderização nas escolhas educacionais e profissionais em Portugal
• Partilhar experiências e conhecimentos com especialistas nacionais e internacionais
• Sensibilizar jovens através de campanha disseminada nas redes sociais para a importância das escolhas profissionais livres de estereótipos