Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres
Fronteiras de Vidro

Promotor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)
Parceiros:Nova Ágora - Centro de Formação de Associação de Escolas
Financiamento EEA Grants: 59.852
Financiamento Total: 59.852
Programa:
O que é este projeto?
O projeto Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres propõe-se fazer uma abordagem integrada das várias vertentes dos impactos da segregação do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens. Pretende-se que os resultados fundamentem propostas de intervenção dirigidas à atenuação dos custos económicos e sociais do fenómeno da segregação em função do sexo.
É um projeto do Small Grant Scheme #1: Elaboração de estudos que analisem o impacto económico das desigualdades entre mulheres e homens.
O que vai conseguir?
-
Caracterizar a evolução da segregação sexual das profissões, nas modalidades horizontal, vertical e transversal, em Portugal (2011-2018)
-
Determinar o impacto da segregação sexual do emprego nas desigualdades remuneratórias entre homens e mulheres, com recurso a simulações baseadas em regressões lineares múltiplas (Walby & Olsen 2002; Olsen & Walby 2004; KPMG Australia 2016).
-
Caracterizar a segregação sexual do ensino vocacional e artístico no ensino secundário público e seus eventuais padrões regionais.
-
Caracterizar a segregação sexual nas escolhas de estudantes candidatos/as ao ensino superior público.
-
Estimar a influência do estatuto socioprofissional da família de origem nas escolhas educativas, no ensino secundário e superior, de rapazes e raparigas.
-
Identificar fatores determinantes das escolhas profissionais e educativas na perspetiva dos principais stakeholders nos domínios do emprego, educação e formação para diagnosticar estrangulamentos à dessegregação do sistema de formação e emprego e identificar medidas de política conducentes a esse objetivo.
-
Analisar implicações e desafios que se colocam às políticas públicas que visam dessegregar o mercado de trabalho e o sistema de educação/formação, com base nos resultados dos estudos propostos.