Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres

Fronteiras de Vidro

Promotor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)

Parceiros:

Institute for Social Research

CH Business Consulting, SA

Nova Ágora - Centro de Formação de Associação de Escolas

 

Financiamento EEA Grants: 59.852

Financiamento Total: 59.852

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres propõe-se fazer uma abordagem integrada das várias vertentes dos impactos da segregação do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens. Pretende-se  que os resultados fundamentem propostas de intervenção dirigidas à atenuação dos custos económicos e sociais do fenómeno da segregação em função do sexo.

É um projeto do Small Grant Scheme #1: Elaboração de estudos que analisem o impacto económico das desigualdades entre mulheres e homens.

 

O que vai conseguir?

  • Caracterizar a evolução da segregação sexual das profissões, nas modalidades horizontal, vertical e transversal, em Portugal (2011-2018)

  • Determinar o impacto da segregação sexual do emprego nas desigualdades remuneratórias entre homens e mulheres, com recurso a simulações baseadas em regressões lineares múltiplas (Walby & Olsen 2002; Olsen & Walby 2004; KPMG Australia 2016).

  • Caracterizar a segregação sexual do ensino vocacional e artístico no ensino secundário público e seus eventuais padrões regionais.

  • Caracterizar a segregação sexual nas escolhas de estudantes candidatos/as ao ensino superior público.

  • Estimar a influência do estatuto socioprofissional da família de origem nas escolhas educativas, no ensino secundário e superior, de rapazes e raparigas.

  • Identificar fatores determinantes das escolhas profissionais e educativas na perspetiva dos principais stakeholders nos domínios do emprego, educação e formação para diagnosticar estrangulamentos à dessegregação do sistema de formação e emprego e identificar medidas de política conducentes a esse objetivo.

  • Analisar implicações e desafios que se colocam às políticas públicas que visam dessegregar o mercado de trabalho e o sistema de educação/formação, com base nos resultados dos estudos propostos.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado