Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres

Fronteiras de Vidro

Promotor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)

Parceiros:

Institute for Social Research

CH Business Consulting, SA

Nova Ágora - Centro de Formação de Associação de Escolas

 

Financiamento EEA Grants: 59.852

Financiamento Total: 59.852

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres propõe-se fazer uma abordagem integrada das várias vertentes dos impactos da segregação do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens. Pretende-se  que os resultados fundamentem propostas de intervenção dirigidas à atenuação dos custos económicos e sociais do fenómeno da segregação em função do sexo.

É um projeto do Small Grant Scheme #1: Elaboração de estudos que analisem o impacto económico das desigualdades entre mulheres e homens.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe

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Resultados

As análises desenvolvidas no âmbito do projeto permitiram aprofundar o conhecimento sobre a segregação sexual do emprego e da educação em Portugal e, mais especificamente, sobre o seu impacto no diferencial salarial entre homens e mulheres. O conhecimento assim reunido fundamentou um conjunto de propostas de medidas para a dessegregação do sistema de educação-formação, nomeadamente no ensino secundário profissionalizante.

Através de análise estatística e econométrica aplicada a diversas bases de dados foi possível atualizar o conhecimento sobre os níveis de segregação sexual (horizontal e vertical) do emprego por profissões (Factsheet 1, Factsheet 2) e setores de atividade (Factsheet 3). Foi também feita uma caraterização detalhada da segregação sexual na educação, com foco no ensino secundário de vocação profissionalizante (Factsheet 4) e no primeiro ciclo do ensino superior (Facsheet 5).

A estimação dos fatores explicativos da desigualdade salarial entre os sexos permitiu quantificar o contributo da segregação sexual do emprego para o diferencial salarial (cerca de 17%), confirmando também resultados empíricos de estudos anteriores que concluíram que, no caso português, o diferencial salarial entre mulheres e homens parece dever-se sobretudo a discriminação com base no género (cerca de 70%).

A análise quantitativa à transmissão intergeracional da educação em Portugal permitiu confirmar que o nível de educação dos pais e mães é fortemente determinante do nível de educação dos filhos e das filhas, mas revelou também que a educação da mãe é mais fortemente determinante da educação dos/das filhos/as do que a educação do pai.

A aplicação de metodologias qualitativas (focus group e entrevistas individuais a atores chave – docentes, psicólogas escolares de orientação vocacional e entidades empregadoras) e a discussão participada dos resultados no seminário final contribuíram para a formulação da proposta de medidas visando dessegregar o sistema de educação-formação, nomeadamente no ensino secundário profissionalizante (Recomendações).