Blue Connectivity, Fostering Digital Technologies for the Blue Economy

 

A Ubiwhere está a organizar o evento “Blue Connectivity, Fostering Digital Technologies for the Blue Economy”, que promoverá a divulgação de projetos de investigação e tecnologia no âmbito da Economia Azul, assim como, uma discussão alargada sobre o potencial de inovação colaborativa neste setor.

No programa constam intervenções do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg. Estas intervenções enquadram-se no âmbito do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, operado pela Direção-Geral de Política do Mar. 

Um dos projetos em destaque promovido pela Ubiwhere é o projeto WOSUP, que assenta na remoção de lixo no Oceano, mais precisamente na remoção de plástico e seus derivados. Elenca mecanismos com base em software para potenciar e alavancar a descoberta da localização e dimensão das acumulações de resíduos. Com uma identificação mais assertiva das grandes concentrações no oceano e criando as condições necessárias para o aumento da eficiência da atividade de recolha, prevê-se que o volume de plástico recolhido seja muito superior ao recolhido nos dias de hoje.

O projeto WOSUP é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021.

 

Mais informação aqui: https://wosup.eu/