Blue Growth Research & Education Matchmaking

Evento de matchmaking no âmbito do Programa Crescimento Azul. Iniciativa no âmbito do Fundo das Relações Bilaterais

A Direção-Geral de Politica do Mar pretende organizar um Matchmaking na área da Investigação & Desenvolvimento e de Educação, a realizar a 16 de outubro de 2019, na Nova School of Business & Economics, em Carcavelos,  com o objetivo de fomentar parcerias e identificar oportunidades de cooperação entre entidades Norueguesas, Islandesas, do Liechtenstein e Portuguesas que operam nos setores da economia do mar (Blue Growth)  no  âmbito  do  Programa Crescimento  Azul.

O Programa Crescimento Azul, Inovação e PME’s tem como principal objetivo o incremento da criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa. Além disso, a intenção é aumentar a Investigação e promover a Educação e a Formação em áreas marinhas e marítimas.

A sinergia entre negócios, investigação e educação e uma abordagem holística no programa contribuirão para um crescimento azul sustentável em Portugal. A investigação apoiará as empresas com uma componente de investigação, desenvolvimento e inovação, fortalecendo a sua competitividade no mercado. A componente de educacão promoverá a melhoria das competências e conhecimento dos recursos humanos em questões marinhas e marítimas.

 

Investigação

A intenção é melhorar o desempenho das organizações de investigação portuguesas no Crescimento Azul, incluindo o desenvolvimento tecnológico (TRL de 1 a 9, de acordo com as diretrizes do Horizonte 2020) e promover a monitorização e a melhoria do conhecimento das questões ambientais marinhas, incluindo o capital natural e os serviços dos ecossistemas.

O programa visa criar parcerias entre organizações de investigação ou entre organizações de investigação e empresas, de Portugal e dos países doadores, para desenvolver projetos em cooperação em investigação básica e aplicada. Parcerias com entidades dos estados doadores serão obrigatórias na área Programática da Investigação.

Para projetos que visam o desenvolvimento tecnológico com um TRL entre 5 e 9, o objetivo é promover a cooperação entre as organizações de investigação e o setor empresarial.

 

Áreas prioritárias de investigação no âmbito do Matchmaking: 

  • pesca sustentável, aquicultura e biotecnologia azul, a fim de melhorar o valor acrescentado dos produtos da pesca e outros recursos marinhos, desenvolver e padronizar novas metodologias para avaliar o estado das unidades populacionais de recursos pesqueiros nacionais, não avaliados por fóruns científicos internacionais, desenvolver abordagens de gestão ecologico-economicos da pesca gestão e melhorar a aquicultura em condições offshore nas zonas marítimas portuguesas, incluindo modelação bioeconomica;
  • capital natural marinho e serviços ecossistémicos por forma a preencher lacunas de dados e de conhecimento, aplicado às novas áreas com potencial valor natural para a conservação (incluindo a análise económica, as pressões resultantes das atividades humanas, regimes legais ou soluções de gestão), com ênfase em habitats de mar profundo e/ou soluções de restauração de ecossistemas marinhos, nomeadamente através da “reflorestação” dos oceanos;
  • previsão climáticas e análise dos impactos das alterações climáticas nos serviços dos ecossistemas marinhos e no capital natural, incluindo impactos económicos nas zonas marítimas portuguesas;
  • análise de dados e metodologias/ferramentas para análise multidimensional de impactos ambientais cumulativos e resultados socioeconomicos para apoio à tomada de decisão no ordenamento do espaço marítimo e na localização de atividades da economia do mar nas zonas marítimas portuguesas;
  • novas tecnologias para monitorização ambiental e vigilância maritima, desenvolvimento e/ou transferência, nomeadamente para habitats e recursos de mar profundo, tendo em vista melhorar dados e conhecimento.

 

Educação, bolsas de estudo, literacia e empreendedorismo jovem

O objetivo é aumentar a formação e a educação, melhorar o conhecimento e as competências de estudantes e funcionários, desde o ensino fundamental até aos níveis universitários, incluindo diplomas profissionais.

Apoiará novos cursos em assuntos marítimos, programas de estágio profissional para PMEs, programas multidisciplinares de pós-graduação, escolas de verão, programas intensivos, cursos de formação, estudantes/estagiários, intercâmbio de professores e bolsas de estudo. Pode incluir o apoio ao tempo de treino em mar para marítimos, necessário à certificação, de acordo com a Convenção STCW. Os programas de educação e formação podem ser concebidos no contexto de projectos de investigação existentes/em curso entre entidades portuguesas e de países doadores, para maximizar a cooperação entre essas entidades. Os programas de intercâmbio podem ser ao nível de mestrados ou doutoramentos já em vigor.

 

O registo no evento e candidatura ao suporte das despesas de deslocação tem de ser efetuado através do site:  https://eea-grants-2014-2021-bg.b2match.io

 

Elegibilidade dos candidatos

São considerados candidatos elegíveis:

  1. Organizações de Investigação, estabelecidas em Portugal (definidas de acordo com o enquadramento comunitário dos auxílios de estado à investigação e desenvolvimento e inovação (2006/C323/01).
  2. Quaisquer Entidades, públicas ou privadas, comerciais ou não comerciais, bem como organizações não-governamentais, cuja localização principal é tanto em Portugal como nos Estados Doadores.

 

Prazo para apresentação de candidaturas

Prazo para apresentação de candidaturas: 14 de outubro de 2019.

 

Documentos para candidatura