Literacia do Oceano para Todos

Noticia Literacia Big

Formação em Literacia do Oceano. Apoio ao SGS #3 do Programa Crescimento Azul – EEA Grants

Conhecer e compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano é crucial para sabermos comunicar, agir e decidir de forma responsável e informada acerca do Oceano. Esta é a essência da Literacia do Oceano.

As ações individuais, da sociedade civil, dos governos ou do setor privado têm influência no futuro do Oceano e torna-se cada vez mais urgente promover uma nova consciência que nos oriente para uma sociedade mais azul.

Um pouco por todo o mundo e por via de diferentes estratégias (campanhas de sensibilização, documentários, festivais, conferências, divulgação científica, projetos escolares, formações, etc.), a Literacia do Oceano tem sido promovida tanto a nível local, regional e nacional, como a uma escala internacional.

Temas como a pesca sustentável, o lixo marinho, a economia azul, a tecnologia marinha, o mar como inspiração e lazer, as áreas marinhas protegidas, o transporte marítimo ou o risco de tsunamis são hoje verdadeiramente estratégicos para muitos países e prioridades futuras noutras regiões.

E em Portugal? Que iniciativas existem, quem as promove, a quem se dirigem e com que objetivo? Estaremos a refletir sobre o impacto das ações que realizamos? Qual a história e evolução do conceito de Literacia do Oceano? Será que conhecemos os seus sete princípios e a novas interpretações à luz das recomendações da UNESCO? E que outras orientações internacionais existem?

A Direção-Geral de Política do Mar vai dinamizar a formação “Literacia do Oceano para Todos”, onde vamos viajar pela história da Literacia do Oceano e desafiar os participantes a criar projetos para apresentarem ao nosso “Shark Tank”.

Numa dinâmica altamente participativa e colaborativa, procuramos apoiar a construção de iniciativas concretas de Literacia do Oceano com potencial de financiamento no âmbito da candidatura ao “SGS #3 – Apoio às Iniciativas de Educação e Literacia do Oceano”, do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

Esta é uma formação de cariz teórico-prático, dirigida a professores, parceiros e potenciais promotores, procurando também responder às principais dúvidas do processo de candidatura. Será dinamizada pela coordenadora do programa Escola Azul, Raquel Costa (DGPM), e por Cátia Afonso (DGPM).

A formação “Literacia do Oceano para Todos” terá lugar no Campus da Escola Náutica Infante D. Henrique (Av. Engenheiro Bonneville Franco, 2770-058 Paço de Arcos), no dia 6 de janeiro, e tem inscrições abertas até ao dia 23 de dezembro

 

Conheça o programa da Formação

 

Inscreva-se na Formação “Literacia do Oceano para Todos”