PO Seminar para partilha de boas-práticas

Noticia PO Seminar Para Partilha De Boas Práticas

Operadores dos Programas de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs reuniram-se em Bruxelas

 

Entre os dias 14 e 15 de junho, realizou-se em Bruxelas, Bélgica, um seminário organizado pelo Gabinete do Mecanismo Financeiro EEA Grants, com o objetivo de partilhar boas práticas e as lições aprendidas pelos Operadores dos Programas (PO) de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs.

Para além da participação de Portugal, através da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), responsável pelo Programa de Crescimento Azul, estiveram presentes representantes da Croácia, Estónia, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Letónia e Roménia.

O primeiro dia foi dedicado ao ponto de situação dos Programas. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da DGPM, informou sobre a situação do Programa em Portugal seguido de um painel de discussão onde também interveio Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão. O dia terminou com um debate sobre os riscos e medidas de mitigação aplicadas e como apoiar mulheres empresárias através deste financiamento.

O dia seguinte centrou-se nas lições aprendidas ao longo da execução do Programa. Após o almoço, realizaram-se três sessões temáticas, onde os membros da equipa da DGPM intervieram com as suas ideias. No painel de Cooperação Bilateral, Cátia Marques, mencionou alguns bons exemplos de projetos portugueses. Sandra Silva participou na sessão de Resultados e Avaliação e Mafalda Matos no painel sobre Assuntos Jurídicos.

No final do Seminário, todos os participantes destacaram a importância destes encontros para partilhar boas práticas e lições aprendidas entre os países beneficiários dos EEE Grants 2014 - 2021.