Programa Crescimento Azul e Programa Ambiente juntos na realização de visitas a Projetos financiados pelos EEA Grants 2014-2021

Visitas Cc Meeting 23Jan FOTO1

Decorreu entre os dias 23 e 25 de Janeiro, um conjunto de visitas a projetos do Programa Crescimento Azul e o Programa Ambiente dos EEA Grants.

A DGPM, enquanto operador do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants, em conjunto com a Secretaria-Geral do Ambiente, operador do Programa Ambiente dos EEA Grants, organizaram o evento “Show cases for synergies between Environment and Blue Growth Programmes EEA Grants 2014-2021”,  dedicado à realização das Cooperation Committee Meetings e visitas aos projetos financiados por ambos os Programas.

Na manhã do dia 23 de janeiro as visitas foram focadas em projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul na região de Lisboa:

O projeto FaroBoats Solar Set Solution, do promotor Faroboats, que visa produzir uma embarcação com um motor 100% elétrico a qual terá associada uma doca de carregamento a energia solar.

Foi visitado também o Projeto MarineSIM- Formação para cursos marítimos, do promotor ENIDH - Escola Superior Náutica, que visa reforçar a capacidade de formação desta escola pela aquisição de vários simuladores marítimos.

As visitas contaram com a presença da Embaixadora da Noruega em Portugal e da sua equipa, da Diretora-Geral e Subdiretora Geral de Política do Mar, da equipa da DGPM, da Coordenadora do Programa Ambiente dos EEA Grants, da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants e da sua equipa, dos representantes dos Parceiros de Programa comuns aos dois programas, Innovation Norway, dos representantes do Parceiro dos Programa Crescimento Azul para a área da Investigação, Research Council of Norway, e do FMO dos EEA Grants.

Na parte da tarde seguiu-se um almoço de trabalho e reuniões do Comité de Cooperação na sede do programa Ambiente.

Terça-feira, 24 de Janeiro, o grupo continuou a sua visita no Porto e Vila Nova de Gaia para visitar três projetos-piloto do Programa Ambiente: Asprela + Sustentável , Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto e Afurada Living Lab.
Estes projetos centram-se na utilização de tecnologias de baixo carbono e métodos de engenharia natural para regular os pequenos rios na cidade do Porto no Porto e Vila Nova de Gaia.

No último dia, quarta-feira, 25 de Janeiro, o grupo visitou dois projetos do Programa Crescimento Azul, na região de Peniche:

O projeto MP-RAS, do promotor SEAentia, que visa minimizar a contaminação de microplásticos (MP) em aquicultura de corvina em terra (RAS).

A Direção da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria, acolheu a comitiva nas suas instalações, seguindo-se um almoço de networking (à base de produtos da pesca sustentável).

A ultima visita terminou com a apresentação na ESTM do projeto Peladrone do promotor Peniche Ocean Watch, que visa implementar uma solução de reconhecimento baseada em drones para localizar, rastrear e capturar peixes pelágicos de forma mais eficiente.

Estas visitas demonstraram as grandes sinergias entre estes dois Programas e todo o potencial para trabalharem em conjunto para um futuro mais sustentável, num ambiente de partilha e cooperação entre todos os participantes (a Embaixada da Noruega em Lisboa - Norwegian Embassy in Lisbon, os parceiros dos Estados Doadores, EEA and Norway Grants by Innovation Norway e Norges forskningsråd  - Research Council of Norway, os EEA and Norway Grants, a Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal, a Secretaria-Geral do Ambiente, operador do Programa Ambiente dos EEA Grants e da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, operador do Programa Crescimento Azul).

 

Ver Galeria de Fotos