Projeto BEHYOND reforça potencial de produção de hidrogénio verde em alto mar

Encerramento Projeto Beyhond

Um importante contributo para potenciar a descarbonização da economia

O Projeto BEHYOND analisou a viabilidade técnico-económica para a produção de hidrogénio verde a partir de vento produzido em alto mar, onde os recursos eólicos são abundantes.

Financiado pelo Programa Crescimento dos EEA Grants desenvolveu uma análise de diferentes configurações para um módulo de produção de hidrogénio offshore, cuja eletrólise é feita com recurso a energia produzida por parques eólicos instalados em alto mar.

Este projeto proporciona uma avaliação estratégica da criação de um mercado da economia eólica-hidrogénio offshore, que apresenta um potencial significativo para contribuir para a descarbonização do planeta, e cujos principais resultados foram apresentados na sessão de encerramento do projeto, que decorreu no passado dia 9 de dezembro de 2021.

A produção de energia eólica em alto mar deverá crescer significativamente ao longo desta década e o projeto BEHYOND comprovou que há potencial para ter dupla produção renovável no mesmo local, criando sinergias nas infraestruturas, cabos de transporte de energia até terra e pontos de rede. A configuração estudada no BEHYOND pode ser implementada em todo o mundo, produzindo e transferindo hidrogénio em larga escala. Este desenvolvimento tecnológico é pioneiro no surgimento da cadeia de valor do hidrogénio no contexto de uma economia azul e poderá ser uma solução para aumentar a competitividade dos parques eólicos offshore.

Esta fase do projeto concluiu que a viabilidade económica será alcançada com a maturidade da indústria e da cadeia de valor do hidrogénio verde, e com investimento das empresas que se estão a posicionar no mercado do hidrogénio, complementado por fundos de apoio à inovação. Outra forma de incrementar essa viabilidade será com o incentivo para que a indústria acelere o processo de descarbonização, aumentando a procura por energias renováveis.

A EDP coordenou este projeto, através da EDP NEW R&D e da EDP Inovação, e foi responsável pela avaliação estratégica do mercado offshore eólico-hidrogénio, pela definição de casos de negócio e pela inovação tecnológica que será necessária para possibilitar a entrada destas soluções no mercado. O projeto BEHYOND juntou também a TechnipFMC, uma empresa líder no desenvolvimento de projetos e soluções de engenharia offshore, os centros de investigação CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, o WavEC-Offshore Renewables e a University of South-Eastern Norway. O trabalho desenvolvido permitirá que os centros de investigação portugueses envolvidos sejam capazes de oferecer serviços inovadores e consultoria a empresas de engenharia e é uma oportunidade de fortalecimento da colaboração entre academia, centros de investigação e empresas nacionais e internacionais, perante os desafios do setor energético.