Sessão de apresentação pública do projeto Ergomarine

Sessão Apresentação Projeto Ergomarine

Facilitar o trabalho árduo dos ostricultores através da garantia da ergonomia

No dia 9 de junho decorreu a sessão de apresentação do projeto Ergomarine, promovido pela Ernesto São Simão, Lda. Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de sistemas inovadores para a ostricultura, destinados ao mercado europeu. Estes novos sistemas procurar estimular a produtividade na aquicultura, incrementando a competitividade deste setor. E, tal como o nome “Ergo” indica, são desenhados com o objetivo de facilitar o trabalho árduo dos ostricultores, através da garantia da ergonomia.

 

No evento de lançamento, a Ernesto São Simão Lda. apresentou as linhas gerais do projeto, assim como os primeiros desenvolvimentos deste projeto, iniciado no final de 2020.

 

A sessão de abertura contou com a presença de Maria João Lois, Coordenadora-adjunta da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants que se congratulou pelo arranque oficial deste projeto e reforçou a importância do Programa Crescimento Azul no desenvolvimento da economia azul portuguesa.

 

A sessão contou ainda com oradores do setor da aquicultura que fizeram um enquadramento do estado da arte da ostricultura nos mercados europeu e português e ainda com o representante do parceiro científico do projeto que focou a importância da ligação entre o meio científico e empresarial.

 

Programa:

14:30 - Início da Sessão

14:35 - EEA Grants – Programa Crescimento Azul

Maria João Lois, UNG – MFEEE (via Zoom)

14:45 - Ostricultura no Mercado Europeu

Olivia Eidenberger, Nodus Factory (apresentação em inglês)

15:00 - Ostricultura em Portugal

Rui Moreira, Associação Portuguesa de Aquacultores

15:15 - Inovação para Crescimento Azul – Projeto Ergomarine

Manuel São Simão, Ernesto São Simão Lda.

15:30 - Crescimento Azul - A Importância da Ligação entre o Meio Científico e Empresarial

Vítor Vasconcelos, CIIMAR

15:45 Apresentação de Protótipos & Networking

16:00 Encerramento

 

Assista aqui ao vídeo da sessão.