Sustainable Blue Economy and Investment Forum

Noticia Sbeif

Programa Crescimento Azul marca presença em Special Event da UNOC 2022

 

No dia 28 de junho, o Centro de Congresso do Estoril, em Cascais, foi palco do evento Sustainable Blue Economy Investment Forum (SBEIF), organizado pela aicep Portugal Global, no âmbito 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) 2022, que decorreu entre 27 de junho e 1 de julho, em Portugal.

 

A Direção-Geral de Política do Mar, operador do Programa Crescimento Azul, esteve presente neste evento especial da UNOC com um stand expositivo que pretendeu promover o Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 – 2021 e os projetos financiados, através de uma mostra de conteúdos multimédia. O principal objetivo foi divulgar o Programa neste importante fórum económico e dar destaque ao seu contributo para a criação de valor e para o crescimento sustentável da economia azul portuguesa.

 

Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais iniciou a sessão plenária, seguido das intervenções de Liu Zhenmin, Subsecretário-Geral do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República e Uhuru Kenyatta, Presidente da República do Quénia. A mensagem principal incidiu sobre a relevância da economia azul sustentável na criação de oportunidades de emprego e desenvolvimento dos países. A sessão prosseguiu com a intervenção de vários oradores, incluindo a de John Kerry, Enviado Presidencial Especial para o Clima dos EUA, que reforçou a importância da ciência para resolver os problemas de sustentabilidade e a urgência na tomada de decisões para o planeta responder à atual crise climática.

 

O evento prosseguiu com 6 painéis de discussão temáticos que reuniu vários especialistas sobre o futuro da economia azul:

  • Da ação global à ação local: o papel dos governos locais no ODS 14 e na economia azul;
  • Princípios do Oceano sustentável: uma estrutura para práticas empresariais responsáveis ​​no Oceano;
  • Energia, capital digital e natural: novos campos de ação para uma economia azul sustentável;
  • Proteção, produção e prosperidade: a contribuição dos 3Ps para o crescimento da economia azul;
  • Como mobilizar financiamento para projetos de economia azul;
  • Investimento na economia circular para uma economia azul sustentável.

 

Na sessão de encerramento, Peter Thomson, Enviado Especial das Nações Unidas para o Oceano, proferiu um discurso inspirador salientando a importância que o financiamento em soluções baseadas na ciência pode ter para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável do planeta. A sessão terminou com as palavras de Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, com a promessa de, no próximo ano, se voltar a realizar o Sustainable Blue Economy and Investment Forum, em Portugal.

 

Veja a galeria sobre o evento.