Formação para cursos marítimos

MARineSIM

Promotor: ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

Parceiros:

Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia

Universidade do Sudeste da Noruega

Financiamento EEA Grants: 2.000.000,00

Financiamento Total: 2.000.000,00

Programa:

Objetivos do projeto:

Atualmente, existe uma grande falta de oficiais para a marinha mercante nacional e internacional. Essa situação é relatada em várias publicações internacionais, como por exemplo no relatório da BIMCO / ICS (Conselho Marítimo e Internacional do Mar Báltico / Câmara Internacional da Indústria Marítima) de 2015, que antevê para 2025 uma falta de 150.000 oficiais para a marinha mercante em todo o mundo. Como a missão da ENIDH é formar diplomados para a marinha Mercante, é sua intenção contribuir com a oferta de profissionais qualificados para este setor de atividade.

Conforme exigido pela Convenção STCW e pela EMSA, os cursos de formação para os futuros oficiais da Marinha Mercante necessitam de equipamentos de simulação específicos e atualizado para realizar-se o treino de forma adequada. Os simuladores marítimos são extremamente importantes para os cursos marítimos e para os cursos de curta duração, oferecidos para profissionais do setor marítimo que precisam de requalificação / treino adicional para trabalhar a bordo.

A aquisição de novos simuladores marítimos é crucial, considerando que o equipamento de simulação existente na ENIDH está geralmente desatualizado. Para além disso, a aquisição de novas e modernas capacidades de simulação abrirá a Escola à cooperação com instituições náuticas estrangeiras, proporcionando o intercâmbio de experiências de ensino, partilha e melhoria  de programas académicos e a mobilidade de professores e alunos, aumentando o grau de conectividade num ambiente pedagógico mais rico. Por fim, esse caminho levará a uma Instituição com melhor desempenho, maior qualidade e mais interligada com instituições congéneres.

Em conclusão, o principal objetivo do projeto é a aquisição de novos e avançados simuladores marítimos, a fim de reforçar a capacidade de formação da ENIDH de oficiais para a marinha mercante nacional e internacional.

 

Componentes do projeto:

O projeto visa a aquisição de um conjunto de simuladores marítimos de última geração, que incluirá:

  • Simulador completo da instalação de propulsão de navios
  • Sala de aula para treino com modelos de instalações propulsoras
  • Simulador de navegação por radar anticolisão (ARPA)
  • Simulador visual de Navegação
  • Simulador de navegação com cartas eletrónicas (ECDIS);
  • Simulador de operação de cargas líquidas (navios petroleiros, químicos e de gás liquefeito).
  • Simulador de embarcações de sobrevivência e salvamento

 

O programa incluirá também a melhoria da capacitação em formação e treino marítimos - Recursos Humanos, por meio do reforço de atividades de cooperação entre a ENIDH e as instituições parceiras da Noruega. As ações previstas incluem:

  • Intercâmbio de professores, incluindo treino baseado em simulador, de acordo com a Convenção STCW;
  • Explorar novas metodologias de treino e tendências futuras no setor de transporte marítimo e as correspondentes necessidades de treino para cursos marítimos - Desenvolver cursos em e-learning / b-learning com certificação STCW;
  • Organização conjunta de seminários temáticos sobre assuntos marítimos atuais;
  • Organização conjunta de conferências internacionais acompanhadas de workshops sobre temas específicos da Economia Azul;
  • Desenvolver programas de mobilidade de professores, fortalecendo as áreas de conhecimento mais desenvolvidas em cada instituição - Assimilação das melhores práticas através da partilha de experiências e conhecimentos entre as diferentes instituições envolvidas;
  • Estabelecer o modelo da futura cooperação com instituições norueguesas no desenvolvimento de projetos comuns de investigação em gestão marítima e portuária, envolvendo tópicos como digitalização, desenvolvimento sustentável, navios autónomos e portos inteligentes, entre outros.