Alternativa Azul

Promotor: Comunidade Intermunicipal do Alto Minho

Parceiros:

Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior

Financiamento EEA Grants: 21.099,00€

Financiamento Total: 24.822,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0044

Programa:

 

O projeto Alternativa Azul visa aproximar a escola azul das comunidades locais da região do Alto Minho e do setor do mar ao promover ações de educação não formal nas escolas, como ações de cariz artístico e ações que favorecem a interação entre os alunos e a economia azul. Além disso, pretende incentivar o empreendedorismo azul e a promoção da consciencialização dos alunos para as carreiras azuis, através da interação entre os alunos e o meio profissional nas áreas da náutica e marítima.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Planeamento, desenvolvimento e produção de diversas obras artísticas de sensibilização ao ambiente marinho e à literacia do Oceano (videograma, esculturas e composição sonora) pelos alunos do ensino básico, com apoio de várias entidades como artistas, associações culturais ou produtoras audiovisuais.
  • Realização de experiências profissionais junto de empresas do setor marítimo e náutico pelos alunos do ensino secundário, com apoio de várias entidades como associação de pescadores, clubes ou empresas náuticas, operadores marítimo-turísticos ou estaleiros navais.
  • Organização de uma conferência final de divulgação e sensibilização destinada à sociedade em geral.