AmpliAqua

Promotor: BGI - Building Global Innovators, S.A.

Parceiros:

Food4Sustainability - Associação para a Inovação no Alimento Sustentável

Aqualgae - sociedade limitada, sucursal em Portugal

International Development Norway AS/ Morefish

Financiamento EEA Grants: 777.011,00€

Financiamento Total: 914.131,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0092

Programa:

 

A AmpliAqua é uma unidade comercial de um Sistema Aquapónico inovador, que demonstra como a aquicultura continental pode adotar sistemas aquapónicos sustentáveis e viáveis, integrando novas soluções para garantir a gestão adequada dos resíduos sólidos.

A aquicultura e a hidroponia quando utilizadas em combinação e em equilíbrio de micronutrientes (Aquaponia) representam uma tecnologia com potencial para desempenhar um papel fundamental na criação de sistemas agroalimentares mais sustentáveis e resilientes através do desenvolvimento de um ecossistema simbiótico que requer menos terra e água e contribui para a mitigação das emissões de  CO2.

O Ampliaqua introduz inovações importantes nos sistemas aquapónicos que aumentam a sua produtividade e sustentabilidade ao produzir peixes (aquicultura), verduras (hidroponia) e microalgas. Este sistema multitrófico contribui para a mitigação de  CO2, resultante da captura pelas algas e plantas, e do tratamento de resíduos sólidos em biodigestor, minimizando as emissões de gases com efeito de estufa. O AmpliAqua é um sistema modular e replicável e pode ser implantado globalmente, mesmo em áreas com recursos limitados.