AQUAFEED

Promotor: inFEED, Lda.

Parceiros:

Phytoalgae, Lda.

Aquabaía - Sociedade de Aquacultura das Ilhas, Lda.

Financiamento EEA Grants: 125.906,00€

Financiamento Total: 148.125,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0087

Programa:

 

A aquicultura profissional na Região Autónoma da Madeira é essencialmente baseada na produção de dourada em sistemas offshore. Atualmente, a sua nutrição depende sobretudo de produtos alimentares originários de fornecedores internacionais, sujeita aos constrangimentos marítimos, e principalmente, às flutuações de quantidade e preço das matérias-primas no mercado internacional. Além disso, a inexistência de soluções alimentares especializadas para os requisitos nutricionais do ciclo produtivo da dourada, de acordo com as condições edafoclimáticas existentes nesta Região, conduzem a enormes flutuabilidades na produtividade.

O projeto AQUAFEED visa responder a esta necessidade através do desenvolvimento de um processo biotecnológico baseado na biotransformação de resíduos agroindustriais pela ação invertebrados decompositores e microrganismos fotossintéticos para a produção de biomassa de elevado valor nutricional com o objetivo de formular produtos alimentares inovadores e especializados na nutrição da dourada em aquicultura.

Esta solução contribuirá ativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico que promovam a integração de soluções alternativas para a nutrição da dourada em aquicultura, assim como para a sustentabilidade ecológica, a rentabilidade económica e a dinamização deste sector na Região Autónoma da Madeira.