ArtSurf TEC

Promotor: Strix, Lda.

Parceiros:

Norwegian Institute for Nature Research

Financiamento EEA Grants: 553.846,00€

Financiamento Total: 651.583,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0106

Programa:

A exploração da energia eólica, particularmente no meio marinho, apresenta diversas vantagens; no entanto, é responsável pela morte de milhares de aves marinhas todos os anos, sendo muitas delas espécies protegidas. Esta questão condiciona a implementação e crescimento desta tipologia de parque eólico, sendo responsável por longos períodos de paragem da produção de energia, causando perdas elevadas (estima-se que anualmente os parques eólicos offshore possam sofrer perdas de até 20% devido a paragens devido à passagem de aves).

O projeto ArtSurf TEC centra-se no desenvolvimento de uma solução inovadora, que através de tecnologia de radares, câmaras de som e microfones, possibilita uma completa monitorização ambiental e vigilância das aves marinhas, catalogando as várias espécies e fornecendo a informação necessária para a tomada de decisão. Esta solução permitirá uma deteção precoce de espécies de aves antes que cheguem ao parque eólico. No caso de espécies selecionadas e em situações de risco de colisão, as turbinas são desligadas seletivamente até que o risco de colisão seja eliminado.

As principais atividades da Strix estarão relacionadas com a definição dos requisitos técnicos do projeto, bem como com o desenvolvimento de software e hardware de monitorização e será a entidade responsável pela implementação do piloto e respetivos testes. A NINA é especializada no tratamento de dados de aves, pelo que será responsável pela análise dos dados recolhidos, tratamento dos mesmos e definição de modelos de previsão.

Esta tecnologia irá prevenir a morte de milhares de aves marinhas e contribuir para a proteção de espécies ameaçadas, sendo também uma importante ferramenta de apoio aos promotores e gestores de parques eólicos offshore, permitindo uma otimização do layout e tempos de paragem devido ao impacto da passagem de aves marinhas. Estima-se que esta solução evite 99% de mortes de aves e as perdas de produção de eletricidade devido à passagem das aves sejam apenas de 0,03%.