AX-COAST

Promotor: R5e Consulting Engineers, Lda

Parceiros:

R5m Marine Solutions Lda

Universidade de Aveiro

Vatnaskil ehf

Financiamento EEA Grants: 551.519,95 €

Financiamento Total: 648.847,00 €

Código Grace: PT-INNOVATION-0108

Programa:

As avaliações custo-benefício para validar a execução de intervenções costeiras são cada vez mais comuns tanto a nível nacional - com a Agência Portuguesa do Ambiente a exigir esta componente nos concursos públicos - como a nível internacional.

O AX-COAST é um projeto que visa contribuir para a melhoria de uma ferramenta inovadora no campo das avaliações de custo-benefício de intervenções costeiras.

O COAST é uma ferramenta integrada para este tipo de avaliação, combinando 3 módulos: módulo de evolução da linha de costa; módulo de pré-conceção de estruturas de defesa costeira; módulo de custo-benefício. A proposta é acrescentar os processos de cross-shore ao módulo de evolução da linha de costa, abrindo a possibilidade de aplicar eficazmente o COAST a uma seleção mais vasta de zonas costeiras e de fazer análises mais profundas às alimentações artificiais, avaliando os benefícios de onde depositar os sedimentos na praia.

A integração da funcionalidade cross-shore será liderada pela Universidade de Aveiro, que tem experiência tanto em modelos de evolução costeira como cross-shore e é a autora do COAST. Além disso, em colaboração com Vatnaskil, um parceiro islandês, será desenvolvida uma metodologia para utilizar dados processados a partir de conjuntos de dados globais para aplicar o COAST, tirando partido da grande experiência deste parceiro no assunto.

Esta parceria contribuirá também para que a ferramenta COAST seja introduzida na Islândia, abrindo potencialmente a porta para aplicações no país.

A conclusão bem-sucedida desta proposta permitirá a internacionalização da COAST e, em última análise, contribuirá para as políticas de gestão costeira sustentável.