Azores EcoBlue

Promotor: Circular Blue, Lda.

Parceiros:

Universidade dos Açores

Universidade do Minho

AD AIR Centre - Associação para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Centre

AEP - Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria

Visual Thinking - Digital Organization, Lda.

PCTTER - Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira

Financiamento EEA Grants: 369.583,00€

Financiamento Total: 434.803,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0090

Programa:

 

O lixo marinho é um dos principais problemas ambientais com que o Oceano enfrenta e o arquipélago dos Açores não é imune a esta questão global.

Considerando o papel socio-económico do sector da pesca nos Açores, o projeto Azores EcoBlue pretende utilizar e desenvolver novas e inovadoras matérias-primas, transformando o lixo marinho desta atividade, que atualmente é pouco ou não valorizado nesta Região, num mercado que pode ser de excelência como "fornecedor".

Em conjunto com as comunidades locais, pretende-se recolher os resíduos e os desperdícios da atividade piscatória e proceder à sua caracterização, quantificação e processamento, cujos resultados serão apresentados numa plataforma de partilha de dados estatísticos.

Posteriormente, através de estudos científicos, pretende-se desenvolver fios e fibras que possam ser transformados e utilizados como matéria-prima em tecidos e cobertores de isolamento para utilização no sector da construção civil. Será também criado um modelo protótipo de uma Eco cabana.

O projeto vai de encontro aos consumidores que procuram soluções de eco-design eficientes, uma vez que oferecerá produtos exclusivos de design ecológico reciclado. O sector do alojamento também beneficiará do modelo/protótipo de Eco cabana a ser construído e, outras regiões podem replicar este modelo de negócio, aplicável à escala global, onde o lixo marinho é uma realidade.