BlueForesting

Promotor: CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Parceiros:

Casulo, Unipessoal, Lda.

Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto

Instituto Politécnico de Leiria

NIVA - Norwegian Institute for Water Research

Akvaplan-niva, A.S.

Financiamento EEA Grants: 801.046,00€

Financiamento Total: 942.407,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0077

Programa:

 

As florestas marinhas constam entre os habitats costeiros mais emblemáticos, albergando elevada biodiversidade, com capacidade para fornecer diversos serviços ecossistémicos essenciais e apoiar o crescimento azul.

A costa do Norte de Portugal acolhe várias espécies de algas adaptadas ao frio, tendo em conta as características locais do upwelling ibérico, que fornece água oceânica fria e rica em nutrientes durante o verão. No entanto, há relatos de perdas e fragmentação destas populações, provavelmente relacionadas às alterações climáticas, sendo urgente compreender as suas causas e apoiar esforços para a sua preservação. Investigar e encontrar os mecanismos desta depleção é ainda mais importante porque o noroeste da Península Ibérica alberga um património genético único de florestas marinhas que poderá perder-se para sempre.

O projeto BlueForesting vai investigar os processos que originam a resposta das algas a múltiplos fatores de mudança climática. Como resultado do projeto, serão ainda formuladas recomendações e orientações baseadas na ciência para a proteção e restauro das florestas marinhas e dos serviços ecossistémicos que fornecem, incluindo a identificação de espécies e áreas de refúgio climático.