BluePaint

Promotor: BIOMIMETX S.A.

Parceiros:

IDN - International Development Norway AS / Morefish

Financiamento EEA Grants: 380.668,00€

Financiamento Total: 543.811,00€

Programa:

 

A aquicultura em “offshore” na Noruega, e no mundo em geral, requer soluções para manter a qualidade das redes e jaulas e evitar a acumulação de bio-incrustação. As soluções atuais baseiam-se na utilização de pesticidas à base de metais, persistentes e tóxicos para o ambiente.

O projeto BLUEPAINT tem por objetivo desenvolver uma tinta marítima anti-incrustante eficaz, não tóxica e ecológica para redes de aquacultura. O BLUEPAINT é um revestimento protetor, contendo o agente anti-incrustante e biodegradável BMX-11, desenvolvido em Portugal e que se pretende otimizar e testar em condições operacionais na Noruega.

A implementação deste projeto assenta em dois eixos principais: o desenvolvimento técnico e validação de uma solução antivegetativa inovadora BLUEPAINT para o revestimento de redes de aquicultura, substituindo o uso de agentes tóxicos das tintas marítimas atuais, e a definição da estratégia de negócio deste produto, incluindo processos de registo necessários à sua comercialização.