bLueTIDE
bLueTIDE
Promotor: IEFF - Incubadora de Empresas da Figueira da Foz
Parceiros:Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Instituto Politécnico de Leiria
Universidade de Coimbra
Universidade de Évora
Financiamento EEA Grants: 21.250,00€
Financiamento Total: 25.000,00€
Código Grace: PT-INNOVATION-0056
Programa:
Apesar da reconhecida importância das zonas entremarés, ainda existem lacunas na conservação das espécies que aqui vivem, muitas delas ameaçadas pela destruição, alterações climáticas, poluição e pesca. O projeto bLueTIDE propõe-se aumentar o conhecimento e o vínculo emocional a estes sistemas costeiros, tendo como alvo alunos e professores do 1º ciclo do ensino básico de quatro conjuntos geográficos: Figueira da Foz / Sardoal, Peniche / Vila Nova da Barquinha, Setúbal / Santarém e Sines / Évora.
O projeto contribuirá para: i) fortalecer a ligação das crianças com o Oceano e motivá-las para a conservação das plataformas rochosas da zona entremarés; ii) promover a interação entre escolas e investigadores das ciências do mar; iii) estimular a cooperação entre Escolas Azuis e Escolas não- Azuis; iv) fomentar a criatividade, iniciativa e capacidades de comunicação dos alunos; v) fortalecer as práticas de ensino baseadas nas ciências do mar; e, em última instância, vi) incentivar a candidatura de novas escolas ao Programa Escola Azul.
As atividades do projeto incluem:
- Implementação de sessões em aula: "Intertidal: onde o mar termina e a terra começa", com o objetivo de aumentar o conhecimento dos alunos sobre ecossistemas costeiros intertidais; “Como se tornar uma Escola Azul", com o objetivo de informar como desenvolver uma candidatura e ser uma Escola Azul; e "Pensar. Criar. Brincar.", onde os alunos terão a oportunidade de produzir materiais e expressar a sua visão do Oceano.
- Organização de visitas escolares a zonas rochosas.
- Organização de uma festa na praia, para celebrar a biodiversidade das zonas intertidais, realizando um conjunto de jogos de grupo com alunos das Escolas Azuis e Escolas não Azuis.
- Organização de cursos de formação de professores em literacia do Oceano.
- Produção de recursos digitais para professores.
- Participação em atividades de divulgação, feiras e exposições, para sensibilizar o público em geral.