BREEDFLAT

Promotor: Centro de Ciências do Mar do Algarve

Parceiros:

CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

ACUINOVA - Atividades Piscícolas, S.A.

Nord University

Akvaplan-niva, A.S.

Sogn Aqua Juveniles, A.S.

Financiamento EEA Grants: 600.473,00€

Financiamento Total: 706.439,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0080

Programa:

 

O projeto BREEDFLAT visa melhorar o desempenho dos reprodutores de peixes planos através do reforço do seu sistema imunitário (amplamente afetado durante a época reprodutiva), fornecendo nutrientes essenciais à reprodução.

O projeto foca-se em 3 espécies de peixes planos, importantes para a diversificação da aquicultura europeia, nomeadamente o linguado senegalês, o pregado e o alabote do Atlântico. Serão usadas abordagens inovadoras para avaliar os efeitos da dieta, de forma a promover uma produção mais competitiva e sustentável de ovos e larvas. Para tal, serão desenvolvidos alimentos específicos para reprodutores, tendo em conta os requisitos nutricionais de cada espécie, e será desenvolvido um conjunto de ferramentas para a caracterização do desempenho dos seus sistemas reprodutivo e imunológico.

O objetivo final é produzir juvenis mais robustos através da nutrição dos pais, contribuindo para uma nova geração de reprodutores produzidos em cativeiro. Estas bases levam a uma diversificação da aquicultura mais sustentável, com espécies comerciais de elevado preço, e com benefícios para as pisciculturas e produtores de rações na Europa.