Carregador de ripagem lateral

Carregador de ripagem lateral

Promotor: António Póvoas - Bridge Construction Systems - Portugal, Lda.

Parceiros:

IDN - International Development Norway, A.S. / Morefish

Financiamento EEA Grants: 387.967,00€

Financiamento Total: 456.432,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0022

Programa:

 

Este projeto visa desenvolver um protótipo para validação técnica e comercial de um novo e inovador equipamento, o SSL Vehicle – Side Sliding Loader Vehicle, que tem a capacidade de carregar contentores laterais sobre vagões ferroviários, permitindo de uma forma fácil e automática carregar/descarregar vagões de contentores. Num porto, a utilização de um destes veículos substituirá três equipamentos utilizados neste momento para carregar/descarregar um TEU num comboio (camião, grua e empilhador de alcance).

Com este protótipo serão também implementados outros dois equipamentos:

  • SSL Buffer – Side Sliding Loading Buffer, uma estrutura de aço que pode ser usada para armazenar contentores carregados/descarregados pelo SSL Vehicle;
  • SSL Platform – Side Sliding Loading Platform, um cais instantâneo que pode ser feito por vários SSL-V

Estes sistemas permitirão operações logísticas mais eficientes nos portos, reduzindo o número de equipamentos normalmente utilizados para estas operações e, consequentemente, reduzindo as emissões de poluentes no interior da zona portuária. Além disso, também será possível a utilização de catenários dentro da área portuária, permitindo usar locomotivas elétricas em detrimento das atuais locomotivas diesel, existentes em todos os portos.

As melhorias no transporte de carga de camiões para carris permitirá acelerar o fluxo de contentores dentro/fora dos portos reduzindo o espaço necessário para o seu armazenamento e devolvendo algumas áreas portuárias à natureza.