Carregador Deslizante Lateral

Carregador Deslizante Lateral

Promotor: António Póvoas - Bridge Construction Systems - Portugal, Lda.

Parceiros:

Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A. 

MEDWAY - Operador Ferroviário de Mercadorias

International Development Norway AS / Morefish

Financiamento EEA Grants: 546.120,00€

Financiamento Total: 642.494,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0107

Programa:

 


​Este projeto visa demonstrar que a utilização de veículos autónomos guiados equipados com sistema de carregamento lateral - AGV-SSL - (Autonomous Guided Vehicle equipped with Side Sliding Loader System), é possível automatizar todas as operações de movimentação de contentores desde os navios até qualquer outro meio de transporte, seja um caminhão ou um comboio.

Para concretizar os objetivos deste projeto será construído um protótipo do AGV-SSL, que realizará dois circuitos distintos de transferência dos contentores do navio para o comboio:
- Transferência direta de contentores do navio para o comboio
- Os contentores são transferidos do navio para o comboio com uma paragem intermédia no buffer de carga.

O sistema inovador de carregamento lateral permite o uso de comboios elétricos e catenária dentro dos portos e áreas logísticas, dispensando a utilização de locomotivas diesel nos terminais, como acontece atualmente, diminuindo a emissão de gases poluentes e aumentando a eficiência destas operações quer ao nível logístico quer ao nível económico.

A pertinência deste projeto tornou-se ainda mais evidente com os problemas recentemente criados pelos grandes engarrafamentos em grandes portos internacionais incapazes de gerir a descarrega de todos os contentores uma vez que é efetuada maioritariamente por camiões. Sendo o sistema SSL um sistema de aceleração do carregamento de comboios, irá constituir uma solução para este problema e mais facilmente se implementará em todo o mundo.