COAST4US

Promotor: R5e Consulting Engineers, Lda.

Parceiros:

R5m Marine Solutions, Lda.

Universidade de Aveiro

Financiamento EEA Grants: 172.851,00€

Financiamento Total: 203.354,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0016

Programa:

 

Em todo o mundo, as zonas litorais são apreciadas como locais de prosperidade social e económica. No entanto, o litoral também se encontra exposto a graves perigos. A erosão afirma-se como um dos principais riscos associados a zonas costeiras. Este fenómeno pode causar elevados prejuízos, com particular incidência nas frentes urbanas.

O projeto COAST4US pretende contribuir para uma mitigação mais eficiente desta problemática, ao dotar as entidades decisoras de mais e melhor informação aquando da tomada de decisão, através da simulação de cenários de evolução da linha de costa perante a execução de uma determinada intervenção, assim como o seu custo-benefício relativamente à situação atual.

Assim, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo sobre a viabilidade técnica e económica de aplicação da ferramenta COAST - software de análise de custo-benefício de intervenções costeiras. Trata-se de um modelo inovador e único existente no mercado para análises custo-benefício sobre intervenções de defesa costeira e que permita o seu eficaz planeamento. Para tal, a ferramenta COAST será aplicada a diversos trechos do litoral português que enfrentam problemas de erosão costeira, contribuindo não só para uma melhor gestão costeira futura, como um contributo fundamental na gestão costeira do presente.