CoMap

Promotor: OceanScan - Marine Systems & Technology, Lda.

Parceiros:

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Maritime Robotics, A.S.

Financiamento EEA Grants: 424.782,00€

Financiamento Total: 499.744,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0010

Programa:

 

A procura de soluções para realizar levantamentos do fundo marinho tem crescido significativamente, ao mesmo ritmo da evolução dos sistemas autónomos.

O projeto CoMap combinará os pontos fortes de dois tipos de veículos: a elevada precisão de posição dos veículos submarinos autónomos (AUVs) e a capacidade dos veículos de superfície autónomos (ASVs) de recolha de dados de sonar de alta resolução próximo do fundo marinho.  Utilizando mapeamento colaborativo com o ASV e o AUV, o CoMap oferece uma solução inovadora para o mercado de levantamentos do fundo marinho. Os dados do sonar podem ser recolhidos de forma mais rápida e eficiente, com maior precisão e resolução espacial.

Assim, o sistema CoMap propõe as seguintes inovações e vantagens: i) Sistema multi-veículo modular para mapeamento batimétrico; ii) Atribuição dinâmica do AUV e ASV para otimização da cobertura da área e eficiência; iii) Sistema multi-veículo leve para reduzir as despesas operacionais (OPEX) e as Despesas de Capital (CAPEX); iv) intervenção reduzida do operador; e v) capacidade sinérgica decorrente do planeamento coordenado e do controlo da execução.