Como vemos o Oceano - Uma experiência interativa

Como vemos o Oceano - Uma experiência interativa

Promotor: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 20.908,00€

Financiamento Total: 24.598,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0037

Programa:

 

Portugal tem grande parte da sua população residente nas zonas costeiras onde desenvolvem as suas atividades, relacionadas ou não com o Oceano. Este projeto visa avaliar o conhecimento da comunidade sobre o Oceano e o litoral através da perceção de indivíduos de várias gerações, desde os mais jovens até os avós. Será desenvolvido no concelho de Peniche, onde as atividades principais são a pesca, o turismo, o lazer (é uma das áreas mais importantes do surf) e a agricultura. A zona costeira é diversificada onde a maioria das praias e dunas frontais sido submetidas a programas de conservação após forte erosão e inundações durante tempestades.

O diagnóstico pretende demonstrar: i) a importância e o equilíbrio entre a educação formal e não formal do Oceano e do litoral, a partir de diferentes perceções de alunos, pais e avós e professores; ii) como utilizar ferramentas fáceis gratuitas; iii) como tornar o ensino atraente; e iv) como melhorar a alfabetização sobre o Oceano e o litoral.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Envolvimento da Escola Azul do concelho e definição dos alunos que participarão no projeto.
  • Desenvolvimento do inquérito para avaliar a perceção sobre os seguintes temas: subida do nível do mar e eventos extremos, lixo marinho, sustentabilidade dos recursos marinhos, desportos náuticos e sustentabilidade do litoral.
  • Desenvolvimento de uma ferramenta gratuita para dispositivos móveis com o inquérito.
  • Organização de um workshop para explicar o projeto e as ferramentas que serão usadas no seu preenchimento à comunidade escolar.
  • Avaliação e análise estatística dos resultados.
  • Organização de um workshop para apresentar as principais conclusões do projeto à comunidade tendo em conta as novas propostas e abordagens sobre literacia oceânica formuladas.