DLDS

Promotor: Companhia de Música Teatral

Parceiros:

Marvão International Academy for Music, Arts and Science

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

University of Bergen

Financiamento EEA Grants: 18.930,00€

Financiamento Total: 22.270,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0040

Programa:

 

Os avanços nos submersíveis oceânicos, as tecnologias de imagem e amostragem estão a contribuir para incríveis descobertas biológicas e geológicas. Desvendar os mistérios do Oceano profundo é um desafio para a comunidade científica, mas passar essa informação para o público em geral, em particular os adolescentes, ajudará a desenvolver o seu pensamento crítico: uma ferramenta poderosa para mudar atitudes.

O projeto Deep Listening Deep Sea(ing), através de experiências artísticas, pretende aumentar a literacia do Oceano chamando a atenção para o Oceano profundo por ser mais vasto, menos conhecido e de extrema importância para a vida na Terra.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Elaboração de um catálogo de imagens oceânicas recolhidas em missões de investigação científica no Oceano profundo português e norueguês.
  • Elaboração de uma biblioteca de recursos sonoros, utilizando o Pianoscópio, uma instalação/escultura sonora onde o piano se transforma num instrumento coletivo, capaz de produzir sons de inúmeras formas e cores.
  • Organização de workshops em que os adolescentes são convidados a “imaginar” as paisagens sonoras do Oceano profundo e a criar postais audiovisuais e bandas sonoras para as imagens / filmes catalogados, sendo os resultados obtidos apresentados publicamente à sociedade. Antes dos workshops, os adolescentes participantes assistem a uma palestra de um cientista do Oceano profundo para preparar o cenário.
  • Organização de palestras científicas sobre o Oceano profundo.
  • Disponibilização dos materiais produzidos em bibliotecas online de utilização livre.