ECOMARE - SOS Animais Marinhos

ECOMARE - SOS Animais Marinhos

Promotor: Universidade de Aveiro

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 21.250,00€

Financiamento Total: 25.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0042

Programa:

 

Apesar da elevada biodiversidade de predadores marinhos em Portugal, a maioria das pessoas desconhece a importância das águas nacionais na conservação destas espécies, ameaçadas a nível europeu.

O projeto ECOMARE - SOS Animais Marinhos pretende aumentar a literacia do Oceano sobre as ameaças que os predadores marinhos enfrentam, promovendo o interesse face à necessidade de conservação dos ecossistemas marinhos, e atuando para desencadear mudanças nos comportamentos, principalmente das comunidades escolares nas regiões costeiras de Aveiro.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Preparação de apresentações sobre predadores marinhos e suas ameaças.
  • Elaboração de um guião e realização de filmagens para produção de vídeos de realidade aumentada, que apresentem impactos diretos sobre os animais marinhos, tais como a poluição do óleo, as redes de pesca e lixo marinho.
  • Montagem de um sistema para transmissão em direto do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM-ECOMARE) para demonstrar o trabalho realizado durante o resgate de animais marinhos.
  • Organização de atividades práticas que abordem a problemática do lixo marinho utilizando os objetos encontrados em diferentes animais: aves marinhas, tartarugas marinhas ou cetáceos.
  • Conceção e criação de um livro de colorir para crianças sobre botos, as suas ameaças e o resgate destes animais, e de uma banda desenhada para jovens sobre uma pesca tradicional usada principalmente no centro de Portugal, como esta pode afetar os golfinhos e como as pessoas podem ajudar no seu resgate.
  • Implementação das atividades desenvolvidas junto da comunidade escolar e de acordo com os diferentes níveis de ensino.