EMREP

Promotor: OLSPS International Unipessoal, Lda.

Parceiros:

Universidade do Algarve

Imenco, A.S.

Financiamento EEA Grants: 408.581,00€

Financiamento Total: 480.684,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0007

Programa:

 

A necessidade atual de recolher, gerir e reportar dados tornou-se fundamental para melhor entender o estado do meio marinho e garantir que as atividades pesqueiras sejam efetivamente monitorizadas e geridas para um futuro sustentável. Embora o Oceano ofereça uma vasta quantidade de dados de observação para recolha e utilização, o seu uso é fortemente comprometido com o setor pesqueiro ainda caracterizado por processos de recolha manuais e manuscritos.

O principal objetivo do projeto EMREP é utilizar a tecnologia do diário de pescas eletrónico Olrac em conjunto com sistemas de videovigilância de forma a melhorar a recolha de dados de pesca. O tratamento destes dados de forma automatizada permite uma rápida transmissão da informação sobre a captura e esforço de pesca efetuados, aumentando a compreensão do estado dos recursos e, por sua vez, permitindo que os gestores de pesca tomem decisões mais informadas.

Esta solução, desenvolvida e especificamente modificada para se adequar à frota de pesca comercial portuguesa, promete dar resposta à elevada procura de recolha de dados pesqueiros. Ao modernizar os sistemas de gestão de dados, permitirá também dar resposta à problemática das capturas acessórias promovendo práticas mais sustentáveis de pesca em Portugal.