Era uma vez um peixe chamado Bacalhau...

Era uma vez um peixe chamado Bacalhau...

Promotor: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 21.250,00€

Financiamento Total: 25.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0036

Programa:

 

Em Portugal, a pesca do bacalhau é uma atividade importante no fornecimento de um produto de elevado teor de proteína, em alternativa ao consumo de carne. O bacalhau salgado e seco era um produto barato, disponível e de fácil conservação, tendo por isso entrado nos hábitos de consumo da população portuguesa até aos dias de hoje. Contrariamente ao que se passou noutros países, cujos hábitos alimentares passaram sobretudo a incluir peixe congelado, Portugal não abandonou o consumo do bacalhau salgado e seco, sendo hoje o maior consumidor desde produto.

Atualmente, o bacalhau do Atlântico encontra-se na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza. Considerando esta problemática e a necessidade de desenvolver práticas de educação inovadoras, este projeto pretende contribuir para a investigação e adoção de estratégias de ensino inovadoras, fortemente sustentadas em tecnologias digitais atuais, através da criação e exploração didática de objetos digitais de aprendizagem, e a sua testagem em contexto escolar, com o objetivo de compreender o seu impacto no ensino e na aprendizagem das ciências.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Inventariação das principais instituições, entidades e pessoas, relacionadas com a pesca do bacalhau em Portugal e recolha de material audiovisual, nomeadamente entrevistas aos intervenientes selecionados, recolha de fotografias e identificação de objetos.
  • Criação de um recurso didático digital, que envolve um conjunto de memórias, relacionadas com a pesca do bacalhau, e sua divulgação junto de escolas, investigadores e público em geral.
  • Criação de um guião didático para exploração desse recurso pedagógico, destinado ao público escolar, que promova o aprofundamento de questões relacionadas com a pesca sustentável, as alterações climáticas e seus efeitos no Oceano, e com a preservação das espécies marinhas.